resposta

Lula rebate Odebrecht: ‘Tem gente fazendo do denuncismo mentiroso um modo de viver’

Ex-presidente rebate acusações de Marcelo Odebrecht e denuncia perseguição política, vazamentos seletivos e mentiras

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Duvido que tenha um empresário neste país que possa dizer que o Lula pediu cinco centavos”, desafiou

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repudiou acusações do empreiteiro Marcelo Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato, vazadas à imprensa na segunda-feira (10) e negou que tenha solicitado qualquer recurso indevido à Odebrecht. Em nota, o Instituto Lula afirma que todas as doações, da Odebrecht e demais empresas, “foram feitas com os devidos registros e nota fiscal, dentro da lei e já foram informadas para a Operação Lava Jato pelo próprio Instituto no fim de 2015″.

Em entrevista à rádio Meio Norte, do Piauí, na manhã desta terça-feira (11), o ex-presidente também falou sobre a perseguição jurídica que vem sofrendo desde 2014, que envolvem boatos de uma eventual prisão. “Alguém, para ser preso, deve ter cometido um crime, e a polícia e a Justiça precisam ter provas para condenar uma pessoa. Estou há três anos ouvindo meu nome, há três anos esperando”, afirmou. 

Em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, Marcelo Odebrecht afirmou que o codinome “amigo” que aparece nas planilhas de propina da construtora se refere ao ex-presidente. Lula diz não guardar nenhuma relação com a suposta planilha e que também desconhece o suposto apelido.

O ex-presidente também denunciou o vazamento seletivo e ilegal do conteúdo do depoimento, que deveria permanecer sob sigilo, e voltou a desafiar: “Duvido que tenha um empresário neste país que possa dizer que o Lula pediu cinco centavos para ele. Já investigaram minha vida até na China, e podem continuar investigando. O que não dá é para conviver todos os dias com vazamentos mentirosos, com alguns canalhas vazando as coisas propositadamente. Isso cansou o Brasil. Tem gente que está fazendo deste denuncismo um modo de viver, e isso está quebrando o país”. 

“O ex-presidente Lula e seus familiares tiveram seus sigilos fiscais e telefônicos quebrados, sua residência e de seus familiares sofreram busca e apreensão há mais de um ano, mais de 100 testemunhas foram ouvidas em processos e não foi encontrado nenhum recurso indevido para o ex-presidente. Lula jamais solicitou qualquer recurso indevido para a Odebrecht ou para qualquer outra empresa e sempre agiu dentro da lei antes, durante e depois de ser presidente da República democraticamente eleito por dois mandatos”, afirma o instituto, em nota. 

O Instituto Lula também negou que o terreno onde funciona a sua sede teria sido comprado e doado pela Odebrecht, em 2014, e lembrou que o instituto funciona em uma casa adquirida em 1991 por entidade que deu origem ao Instituto Cidadania e, posteriormente, ao que leva o nome do ex-presidente. “O Instituto jamais teve outra sede ou terreno nem recebeu nenhum terreno da Odebrecht.”

Para Lula, tal quadro de denuncismo e perseguição são componentes da crise pela qual passa o país e que só poderá ser superada com a constituição de um novo governo eleito democraticamente pelo povo. Ele também defendeu a atuação do Estado para garantir oportunidades de inclusão social, emprego e renda para a população mais pobre. “Precisamos reconstruir o Brasil, porque tem gente torcendo para destruir o país”

Confira a íntegra da entrevista do ex-presidente Lula à rádio Meio Norte:

Leia também

Últimas notícias