Delações

Dilma nega ter autorizado caixa 2 em suas campanhas

Em nota, ex-presidenta rebate declarações do casal de publicitários João Santana e Monica Moura feitas nesta terça (18), em depoimento ao juiz Sérgio Moro

Roberto Stuckert

“Nas duas eleições, a orientação de Dilma Rousseff sempre foi clara e direta para que fosse respeitada a legislação eleitoral em todos os atos de campanha”, diz nota de sua assessoria

São Paulo – Em nota divulgada por meio de sua assessoria de imprensa nesta quarta-feira (19), a ex-presidenta Dilma Rousseff rebateu declarações feitas pelo casal de publicitários João Santana e Monica Moura em depoimento prestado ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, ontem. Na primeira vez em que foram ouvidos na condição de delatores, eles disseram que receberam dinheiro de caixa 2 para coordenar a campanha petista à presidência da República em 2010.

A versão contrasta com depoimentos anteriores, nos quais o casal havia dito que pagamentos recebidos na Suíça eram referentes a campanhas realizadas no exterior. Dilma, em nota, afirma que nunca autorizou a arrecadação de campanhas por meio de caixa 2.

“Nas duas eleições, a orientação de Dilma Rousseff sempre foi clara e direta para que fosse respeitada a legislação eleitoral em todos os atos de campanha”, afirma a ex-presidenta. “Ela nunca teve conhecimento de que suas ordens tenham sido desrespeitadas. Todos que participaram nas instâncias de coordenação das duas campanhas sempre tiveram total ciência dessa determinação.”

Confira abaixo a íntegra da nota:

A propósito das informações de que o jornalista João Santana e sua mulher, Monica Moura, afirmaram ter recebido recursos por meio de caixa dois nas campanhas presidenciais de Dilma Rousseff, a Assessoria de Imprensa esclarece:

1. Dilma Rousseff nunca autorizou, em suas campanhas, a arrecadação de recursos por meio de caixa dois. As únicas pessoas autorizadas a captar dinheiro, em conformidade com a legislação eleitoral, foram os tesoureiros regularmente investidos nessas funções nas campanhas de 2010 e 2014.

2. Nas duas eleições, a orientação de Dilma Rousseff sempre foi clara e direta para que fosse respeitada a legislação eleitoral em todos os atos de campanha. Ela nunca teve conhecimento de que suas ordens tenham sido desrespeitadas. Todos que participaram nas instâncias de coordenação das duas campanhas sempre tiveram total ciência dessa determinação.

3. Dilma Rousseff espera que as investigações, que precisam ser conduzidas de maneira isenta e imparcial, permitam ao final que a Justiça seja feita, em respeito ao Estado Democrático de Direito.