Eleições 2014

Datafolha mostra Dilma com 36%, patamar idêntico à soma dos adversários

Presidenta cai dois pontos em relação a pesquisa anterior e nenhum adversário cresce. Margem de erro admite empate técnico, 44% a 40%, num eventual segundo turno com Aécio

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Nem a presidenta se distancia, nem adversários se aproximam

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff (PT) aparece com 36% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada hoje (17). Dilma caiu 2 pontos em relação à pesquisa anterior, há duas semanas, acompanhando a oscilação da aprovação de seu governo, de 35% para 32% dos entrevistados que o consideraram bom/ótimo. A avaliação regular continuou nos mesmo 38%, enquanto o índice de ruim/péssimo subiu de 26% para 29%.

O candidato Aécio Neves (PSDB), com 20%, vem em segundo, patamar idêntico ao do levantamento anterior. Eduardo Campos (PSB), fica em terceiro, com 8% (antes, tinha 9%).

A soma das intenções de votos de todos os demais candidatos é de 36%, percentual idêntico ao da petista. Na pesquisa anterior o placar era 38% a 38%, o que mantém incerta a probabilidade de a petista vencer no primeiro turno, em 5 de outubro.

Pastor Everaldo (PSC) tinha 4% no levantamento do início do mês – agora tem 3%. Luciana Genro (Psol), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO) e José Maria Eymael (PSDC) aparecem com 1% cada. Votos em branco e nulos somaram 13% e o volume de indecisos, 14%. Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram.

Num eventual segundo turno, Dilma venceria Aécio por 44% a 40%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, a diferença tanto poderia ir a 46% a 38% como chegar a um empate em 44%. A pesquisa foi realizada nos últimos dois dias com 5.377 entrevistas, sob encomenda do jornal Folha de S.Paulo e da TV Globo.


Leia também

Últimas notícias