Você está aqui: Página Inicial / Política / 2014 / 02 / 'Grupo de Lula' dará novo perfil a secretariado de Haddad

Prefeitura

'Grupo de Lula' dará novo perfil a secretariado de Haddad

Paulo Frateschi e Artur Henrique seriam nomes indicados pela cúpula petista para preencher vagas abertas na equipe do prefeito paulistano, em ano de articulações políticas e eleições nacionais
por Eduardo Maretti, da RBA publicado 01/02/2014 11h29, última modificação 03/02/2014 16h48
Paulo Frateschi e Artur Henrique seriam nomes indicados pela cúpula petista para preencher vagas abertas na equipe do prefeito paulistano, em ano de articulações políticas e eleições nacionais
Roberto Parizotto
Artur Henrique.jpg

Nomes como o de Artur Henrique fortaleceriam politicamente o governo de Fernando Haddad

São Paulo – As especulações em torno da reforma do secretariado que está sendo articulada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em São Paulo colocam nomes como os de Paulo Frateschi, ex-secretário de Comunicação do PT, e de Artur Henrique, ex-presidente da CUT, entre prováveis novos secretários.

Além de fortalecer um perfil político com quadros de peso, capazes ao mesmo tempo de fazer a interlocução com movimentos sociais e com lideranças institucionais, e que também transcendam a esfera municipal, a escolha pelos substitutos dos secretários que sairão do governo para disputar as eleições este ano contempla figuras próximas ou indicadas diretamente por um líder que os governantes do PT costumam levar em conta: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É o fortalecimento do grupo do Lula”, diz um vereador da bancada de Haddad.

Alguns dos nomes que estarão à frente de pastas estratégicas do governo de Fernando Haddad a partir do segundo ano de seu mandato terão a missão de dotar essas secretarias de um poder de articulação capaz de enfrentar as previsíveis dificuldades no contexto político especial do ano recém-iniciado. Em 2014 haverá eleições presidenciais e  estaduais, Copa do Mundo e muitas manifestações.

Frateschi deve ocupar a secretaria de Relações Governamentais, atualmente chefiada por João Antonio, deputado estadual petista licenciado e recentemente indicado por Haddad para disputar uma vaga de conselheiro, aberta no Tribunal de Contas do Município (TCM). Ele já teria participado de reunião com vereadores esta semana, informalmente como novo secretário.

O ex-presidente da CUT (2009-2012) Artur Henrique foi convidado pelo prefeito para assumir a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, no lugar de Eliseu Gabriel, secretário que, como Netinho de Paula, de Promoção da Igualdade Racial, já anunciou que deixará o governo. O sindicalista está discutindo o assunto em conversas internas na CUT e em sua base. Segundo um interlocutor próximo do ex-presidente da central, em uma ou duas semanas deve ocorrer uma definição.

Como já divulgado, Chico Macena migrou da Coordenação das Subprefeituras para a estratégica Secretaria de Governo.