João Paulo deve renúnciar à candidatura em Osasco nesta sexta

No estafe do petista não se esperava o resultado extremamente desfavorável no STF (Foto: Beto Oliveira. Agência Câmara) São Paulo – Segundo uma liderança próxima ao deputado federal João Paulo Cunha […]

No estafe do petista não se esperava o resultado extremamente desfavorável no STF (Foto: Beto Oliveira. Agência Câmara)

São Paulo – Segundo uma liderança próxima ao deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), candidato à prefeitura de Osasco, ele está neste momento em reunião com o prefeito Emidio de Souza para definir os rumos da campanha, após sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao caso do mensalão. 

A informação é de que João Paulo não vai anunciar sua renúncia à candidatura hoje. A renúncia é certa e deve acontecer amanhã, porque, após a reunião de hoje com o prefeito, ele terá ainda de se reunir com a Executiva do Diretório Municipal do PT e também conversar com os partidos aliados, da coligação Osasco Unida com a Força do Povo, antes da decisão.

Com a renúncia de João Paulo, o candidato a vice, Jorge Lapas, deve ser indicado como o postulante à prefeitura pelo PT, e o nome deve ser oficializado nesta sexta. O favorito na disputa passa a ser Celso Giglio (PSDB), que já administrou a cidade. 

A avaliação das lideranças próximas é de que seria expor demais o deputado ainda por 40 dias em campanha, inclusive emocionalmente, diante do quadro estabelecido com o resultado do julgamento do STF. O placar pela condenação por corrupção passiva e um crime de peculato ficou em 9 votos a 2, e lavagem de dinheiro por 6 votos a 4. A ministra Rosa Weber ainda não pronunciou seu voto sobre lavagem de dinheiro.

João Paulo e seu estafe não esperavam o resultado extremamente desfavorável configurado pelo julgamento. Até porque, em seus votos, os ministros Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli afirmaram não haver provas e outros ministros, embora até reconhecessem esse fato, votaram pela condenação.

Leia também

Últimas notícias