Governadores e deputados reforçam ruralistas no Senado

O senador eleito pelo Mato Grosso Blairo Maggi reforça a bancada ruralista no Senado (Foto: Gervásio Baptista/ABr) Rio de Janeiro – Enquanto a Câmara dos Deputados terá um enfraquecimento da […]

O senador eleito pelo Mato Grosso Blairo Maggi reforça a bancada ruralista no Senado (Foto: Gervásio Baptista/ABr)

Rio de Janeiro – Enquanto a Câmara dos Deputados terá um enfraquecimento da bancada ruralista a partir de 2011, o Senado vive situação oposta. A presença de parlamentares ligados ao agronegócio vai crescer em quantidade e poder político, a ponto de alcançar 24 cadeiras, ou 30% do total de 81 senadores. Os reforços são ex-governadores e deputados, além de outros nomes.

Blairo Maggi (PR-MT) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) deixaram os governos de seus estados, após dois mandatos, para garantir presença no Senado. Entre os deputados “promovidos” nas urnas, estão Ciro Nogueira (PP-PI) e Waldemir Moka (PMDB-MS). Amélia Lemos (PP-RS), jornalista do Grupo RBS, completa a lista de “reforços” ruralistas entre os senadores.

Além desses, vale destaque para a reeleção do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O tucano é um dos parlamentares mais atuantes na defesa dos interesses do agronegócio no Congresso Nacional.

A grande liderança dos ruralistas, entretanto, deverá continuar com a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que também é presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e chegou a ser cotada para a vaga de vice na chapa do tucano José Serra (PSDB) à Presidência da República.

A senadora chegou a participar da divulgação, em março, de um plano da CNA para “dobrar a bancada” ruralista no Congresso, com base em doações do setor para candidatos simpáticos à agenda do agronegócio. O resultado eleitoral indica, porém, uma realidade mais modesta.

Leia também

Últimas notícias