Equipe de transição se reúne com especialistas para discutir erradicação da pobreza

Brasília – A equipe de transição do governo começa nesta quinta-feira (18) a ouvir especialistas para definir as políticas do governo da presidenta eleita Dilma Rousseff para áreas que foram […]

Brasília – A equipe de transição do governo começa nesta quinta-feira (18) a ouvir especialistas para definir as políticas do governo da presidenta eleita Dilma Rousseff para áreas que foram tratadas como prioridades durante a campanha.

Na reunião de hoje, o vice-presidente eleito, Michel Temer, e coordenadores da transição vão tratar da  erradicação da pobreza. Entre os especialistas convidados, estão o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, o economista da Fundação Getulio Vargas Marcelo Neri e o representante regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano – um dos idealizadores do Programa Fome Zero. A ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, também vai participar da reunião. 

A erradicação da miséria foi tratada como prioridade nos discursos de Dilma Rousseff durante a campanha. A meta do próximo governo é antecipar em dois anos o compromisso de erradicar a pobreza extrema no Brasil, de 2016 para 2014. O reajuste do Programa Bolsa Família, principal pilar da política social do atual governo, deverá ser um dos assuntos da reunião.  

Nos próximos dias, a equipe de transição vai ouvir especialistas nas áreas de segurança pública e saúde. 

Transportes

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, voltará a se reunir com a presidenta eleita, Dilma Rousseff, nos próximos dias, para detalhar o andamento das obras do setor de transportes que constam do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesta terça (16) o ministro esteve na Granja do Torto em uma reunião com Dilma, da qual também participaram a coordenadora do PAC, Miriam Belchior e o deputado Antonio Palocci (PT-SP), um dos coordenadores da equipe de transição.

Segundo o ministro, na primeira reunião foram tratadas questões como a duplicação da BR-101, a pavimentação da BR-163, as obras da BR-230, o Programa de Recuperação de Rodovias e a Ferrovia Norte-Sul. Também foi tratado do novo marco regulatório do setor ferroviário, que está sendo elaborado pelo governo federal. “Ela quer que voltemos para colocá-la a par da situação atual em relação a essa discussão”.

Leia também

Últimas notícias