Composição de governo é competência exclusiva da presidente eleita, diz Dutra

Dutra explicou que os 30 integrantes da equipe de transição terão funções técnicas, sem atribuição relacionada à discussão de cargos (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil) Brasília – A composição do próximo […]

Dutra explicou que os 30 integrantes da equipe de transição terão funções técnicas, sem atribuição relacionada à discussão de cargos (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Brasília – A composição do próximo governo é de competência exclusiva da presidente eleita, Dilma Rousseff, disse nesta terça-feira (2) o presidente do PT, José Eduardo Dutra. Segundo ele, a coordenação política da equipe de transição faz apenas um trabalho técnico e não vai discutir composição de governo.

“A questão da composição de governo está sendo feita por meio de conversas com diversos partidos, mas quem vai definir isso é a presidente eleita”. Dutra explicou, ao sair de uma reunião na casa de Dilma Rousseff, que a equipe de transição não trata de questões relativas à composição.

Segundo ele, foi encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma relação preliminar dos integrantes da equipe, com a indicação de cerca de 30 pessoas. Conforme a lei, o grupo de transição é nomeado pelo presidente e publicado no Diário Oficial da União. O início dos trabalhos está previsto para a próxima segunda-feira (8). “São 30 que estão sendo encaminhados hoje (nesta terça) para iniciar os trabalhos na segunda. Outros nomes poderão ser acrescentados. A legislação exige um teto de 50 pessoas, mas nem todas precisam estar ocupadas”.

O presidente do PT disse ainda que as pessoas indicadas não são do partido. “São pessoas que já estavam trabalhando na campanha e estão integradas nesse processo de transição. Essas pessoas vão levantar questões que devem ser objeto de conhecimento do governo que entra”.

A equipe será subordinada à coordenação política da transição, liderada pelo vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB), e também formada pelo ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci; pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra; e pelo secretário-geral do partido, José Eduardo Cardozo.

Dutra afirmou que será responsável pelas conversas com os partidos. “No momento, vou ouvir aquilo que eles [os partidos] entendem como importante para o próximo governo. O Palocci vai trabalhar na questão mais técnica. Como o Michel Temer é o vice-presidente, ele vai coordenar esse processo”.

Dilma Rousseff viaja nesta quarta-feira (3) para Porto Alegre, onde vai descansar, e deverá voltar a Brasília no próximo fim de semana.

Fonte: Agência Brasil