Serra e aliados traçam estratégia de campanha para o segundo turno em Brasília

Reunião dos aliados da coligação que o apoiam o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, para traçar a estratégia da campanha no segundo turno (Foto: Fabio Rodrigues […]

Reunião dos aliados da coligação que o apoiam o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, para traçar a estratégia da campanha no segundo turno (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília – Os aliados da coligação que o apoiam o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, se reúnem nesta quarta-feira (6) em Brasília para traçar a estratégia da campanha para o segundo turno. Candidatos vitoriosos e derrotados defendem mudanças. A ideia é ampliar a campanha no país, fazer mais comícios e carreatas, visitar comunidades carentes e tratar de temas específicos relacionados ao cotidiano da população.

“O segundo turno é outra eleição. É uma eleição nova”, afirmou o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Para ele, o ideal é aproveitar bem o tempo do horário eleitoral obrigatório e enviar as mensagens à população. “O Serra está em condições muito melhores porque o tempo de televisão e de rádio é igual [para o Serra e para a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff]. Estamos muito confiantes”.

O presidente nacional do PSDB e coordenador da campanha de Serra, senador Sérgio Guerra (PE), disse que a intenção é descentralizar a campanha para buscar votos em todos os lugares do país. “Temos de crescer em todos os lugares, não tem isso de concentrar aqui ou ali. Os dois candidatos vão ter de aparecer e dar o conteúdo do que pretendem fazer e se mostrar”.

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), afirmou que a partir de agora as propostas serão apresentadas com “mais clareza e objetividade” atendendo às demandas dos eleitores.

Apesar do foco nacional, o comando da campanha quer dar atenção especial ao Rio de Janeiro, onde a terceira colocada nas eleições presidenciais, Marina Silva (PV), obteve uma elevada votação. O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) disse que tanto Serra como a mulher dele, Mônica, intensificarão as viagens ao Rio. A figura de Mônica Serra pode atrair votos femininos, segundo parlamentares.

O ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC), que desde ontem também integra a coordenação da campanha, afirmou que em Santa Catarina o trabalho será intenso em todos os municípios. “Estou muito feliz. Em Santa Catarina, ele [Serra] está acompanhado dos vitoriosos. Vamos aos lugares que ele foi bem e também onde não foi. O importante é ir a todos os lugares”.

A reunião em Brasília deverá ocorrer em duas etapas: na primeira, a portas fechadas e na segunda quando haverá um pronunciamento de Serra e dos principais líderes da campanha. Representantes de todos os partidos da coligação foram convocados para a reunião em Brasília.

O evento deve contar com várias estrelas do partido. Já estão em Brasília os governadores eleitos Alckmin (São Paulo), Beto Richa (Paraná) e Siqueira Campos (Tocantins), além dos democratas Raimundo Colombo (Santa Catarina) e Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte). Ainda é esperada a presença do governador eleito Antonio Anastasia (Minas Gerais).

Também são aguardados os senadores eleitos Aécio Neves (PSDB-MG) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), além dos candidatos a governador que disputam o segundo turno: Teotonio Vilela Filho (Alagoas), Marconi Perillo (Goiás), Simão Jatene (Pará), Sílvio Mendes (Piauí) e José de Anchieta (Roraima).