No Amazonas Omar Aziz é reeleito

São Paulo – Como previam as pesquisas de intenções de voto, o candidato à reeleição para o governo do Amazonas, Omar Aziz (PMN), venceu a disputa para o governo do […]

São Paulo – Como previam as pesquisas de intenções de voto, o candidato à reeleição para o governo do Amazonas, Omar Aziz (PMN), venceu a disputa para o governo do estado no primeiro turno. O resultado foi tecnicamente confirmado com 94,46% das urnas apuradas, quando ele  obteve 63,56%. Ao final da apuração, o candidato ficou com 63,86%, totalizando 943.658 votos, 37,95% a mais do que Alfredo Nascimento (PR), o segundo colocado, que recebeu 25,91%.

Na campanha, Aziz enfrentou temas polêmicos, como a associação do nome dele a crime de pedofilia. Como foi vice do ex-governador Eduardo Braga (PMDB) por sete anos e assumiu o governo em abril, ele também foi criticado quanto à administração estadual pelos outros cinco candidatos. Aziz que é da coligação “Avança Amazonas” tem como vice José Melo (PMDB). 

A principal bandeira de campanha de Omar Aziz foi o projeto de continuidade das ações já desenvolvidas pelo governo. Nos debates, discursos públicos e programa de governo se comprometeu a “avançar” nas principais áreas da administração estadual como saúde, habitação, educação, segurança e projetos sociais.  

Omar Aziz apoiou a candidata petista à presidência, Dilma Rousseff (PT), que vai disputar o segundo turno das eleições presidenciais com José Serra (PSDB). 

Senado

A briga pelas duas cadeiras ao senado no estado do Amazonas terminou com a vitória tranquila de Eduardo Braga. O candidato do PMDB teve 42,08% dos votos válidos. A diferença entre a segunda colocada Vanessa Grazziotin (PCdoB) e o terceiro, senador Arthur Virgilio (PSDB), foi de 0,93% ponto percentual. Vanessa recebeu 22,86% dos votos válidos enquanto Virgilio 21,93%.

Leia também

Últimas notícias