Rejeição a Dilma cai 6 pontos e é a menor entre pré-candidatos

Pesquisa CNT/Sensus mostra a pré-candidata petista com a menor rejeição entre os quatro candidatos. A cada três meses, desconhecimento cai 4 pontos

A pré-candidata petista Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, é a que tem menor rejeição entre os quatro nomes citados na pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Na avaliação de limites de voto, 28,4% disseram que não votariam na candidata, seis pontos a menos do que em novembro e nove na comparação com agosto.

O levantamento apresentou o nome de cada candidato com as opções “Único que votaria”, “Candidato que poderia votar”, “Não votaria de jeito nenhum” e “Não conhece/não sabe quem é”. A declaração de que em nenhuma hipótese o pré-candidato teria o apoio do entrevistado foi considerado como nível de rejeição.

José Serra, governador de São Paulo e pré-candidato tucano, recebeu de 29,7% a avaliação de que “não votaria de jeito nenhum”, mas é o nome em que mais gente disse que “poderia votar”, 45,4%. Em novembro, 40% escolheram a última opção e 27% o rejeitavam.

Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) tiveram, respectivamente, 30,3% e 36,6% de rejeição. Porém, enquanto o deputado é desconhecido de apenas 7,8%, a senadora ainda é ignorada por 27,2%.

O governador tucano também aparece melhor nesse aspecto, já que apenas 4% disseram não conhecê-lo, enquanto Dilma teve 9,4% no quesito. Enquanto Serra mantém esse percentual nas pesquisas anteriores, a petista viu avançar o nível de conhecimento em quatro pontos percentuais por levantamento desde setembro.

Para analistas políticos, a rejeição guarda forte vínculo com o nível de conhecimento dos candidatos.

Limite de voto (jan/2010)

Pré-candidato Único que votaria (%) Poderia votar (%)Não votaria (%) Não conhece (%)

Dilma Rousseff

17,9

38,5

28,4

9,4

José Serra

15,4

45,4

29,7

4,1

Ciro Gomes

8,2

47,3

30,3

7,8

Marina Silva

6,9

23,4

36,6

27,2

Fonte: CNT/Sensus

Leia também

Últimas notícias