Você está aqui: Página Inicial / Política / 2009 / 07 / Pressão da sociedade melhora Câmara de Vereadores em São Paulo

Pressão da sociedade melhora Câmara de Vereadores em São Paulo

Em balanço, vereadores avaliam que primeiro semestre de 2009 foi o melhor da história da Câmara. ONG ressalta assiduidade
por Gilson Monteiro, Jornal Brasil Atual publicado , última modificação 02/07/2009 09h55
Em balanço, vereadores avaliam que primeiro semestre de 2009 foi o melhor da história da Câmara. ONG ressalta assiduidade

Balanço aponta primeiro semestre mais produtivo da história (Foto: Juvenal Pereira/Câmara)

A Câmara Municipal de São Paulo divulgou nesta terça-feira (1º) um balanço do trabalho dos vereadores nos seis primeiros meses do ano. Ao todo foram realizadas 55 Sessões Ordinárias e 45 Sessões Extraordinárias. Para o presidente da Casa, vereador Antônio Carlos Rodrigues, este foi o melhor primeiro semestre da história da Câmara.

Dos projetos de lei apreciados, 36 foram aprovados em primeira discussão, 47 obtiveram aprovação na segunda votação e 39 foram rejeitados. Foram apreciadas e rejeitadas também as contas do Executivo, durante a administração do ex-prefeito Celso Pitta, referente ao ano de 2000.

E até mesmo quem há algum tempo atua fiscalizando os trabalhos do legislativo paulistano, concorda. Segundo a coordenadora do Movimento Voto Consciente Sônia Barbosa, um dos diferenciais diz respeito à assiduidade dos vereadores.

"Como estou na Câmara toda a semana, vejo que os vereadores estão comparecendo em massa, estão faltando muito pouco", constata. "Percebe-se que aqueles que estão sendo operados ou por licença de alguma coisa estão sempre preocupados de estarem presentes", comlpeta.

Sônia Barbosa aponta como uma das razões para a mudança a fiscalização das organizações não governamentais (ONGs) e da mídia. "A população está ficando bastante incentivada a prestar atenção em seus políticos, seus representantes, e isso está surtindo efeitos", avalia.

A coordenadora do movimento Voto Consciente afirma que a entidade deverá divulgar em breve um levantamento com análise dos trabalhos na Câmara Municipal em 2009.

registrado em: , ,