CUT e FUP fazem manifestação em Brasília a favor da Petrobras

Movimentos sindicais acreditam que CPI no Senado tem por objetivo paralisar a empresa

Ato em defesa da Petrobras realizado em Pernambuco (Foto: divulgação)

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) manifestam-se nesta quarta-feira (03) em frente ao Congresso. Integrantes de movimentos sociais engrossam o protesto, que tem como objetivo chamar a atenção para a instalação da CPI da Petrobras, marcada para quinta-feira.

Quintino Ferrero, secretário-geral da CUT, afirmou à reportagem que a análise é de que a comissão “é uma tentativa de fragilizar a Petrobras, que é a grande empresa nacional”. Além disso, a ideia é aproveitar a oportunidade para lembrar a necessidade de discutir um novo marco regulatório para o setor de petróleo.

A CUT e a FUP entendem que os trabalhos de prospecção e produção no pré-sal devem ser realizados exclusivamente pela estatal. Os movimentos entendem que a abertura promovida durante o governo Fernando Henrique Cardoso às empresas privadas deve ser revertida.

A intenção é promover atos por todo o Brasil para fomentar a discussão sobre a nova lei para o setor e a necessidade de frear a CPI da Petrobras.

Dentro do Senado, governo e oposição brigam pela presidência e pela relatoria da comissão, que não foi instalada na terça-feira (02) por falta de quorum. Os parlamentares governistas, que são oito dos onze integrantes da CPI, só aceitam que os trabalhos comecem depois que os oposicionistas entreguem a relatoria da CPI das ONGs.

Leia também

Últimas notícias