Você está aqui: Página Inicial / Mundo / 2017 / 06 / Brasileiros denunciam golpe em festival de cinema em Paris

resistência

Brasileiros denunciam golpe em festival de cinema em Paris

Um grupo com cartazes de repúdio ao governo de Michel Temer foi recebido com aplausos durante a abertura do 19º Festival de Cinema Brasileiro
por Redação RBA publicado 21/06/2017 16h40
Um grupo com cartazes de repúdio ao governo de Michel Temer foi recebido com aplausos durante a abertura do 19º Festival de Cinema Brasileiro
reprodução/murilo chevallier
ato paris.jpg

Além de mensagens contra Temer, os presentes levantaram cartazes com dizeres de 'nenhum direito a menos'

São Paulo – Um grupo de brasileiros realizou hoje (21) uma intervenção em Paris, contra o governo do presidente Michel Temer (PMDB). Com cartazes denunciando um golpe de Estado no Brasil, o coletivo que mantém a página Alerte France Bresil, no Facebook, foi recebido com aplausos e gritos de “Fora Temer” durante a abertura do 19º Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

Além de mensagens acusando Temer de conduzir um golpe, os presentes levantaram cartazes com dizeres de “nenhum direito a menos”, em referência às tentativas de reformas do peemedebista e sua coalizão que avançam contra a Previdência e direitos trabalhistas. No domingo (18), o grupo de ativistas realizou uma reunião na Praça da República, na capital francesa, para articular uma agenda de ações em solidariedade ao Brasil.

A reunião tratou, além da agenda de atividades, da unificação das reivindicações por eleições diretas e anulação do impeachment da presidenta eleita em 2014, Dilma Rousseff (PT). O encontro contou com a participação da historiadora brasileira Márcia Camargo. “Nosso objetivo através destas ações é mostrar nossa solidariedade aos resistentes que lutam contra o golpe no Brasil e divulgar informações ao público da França”, afirmam.

alerte france bresil/facebook ato paris2.jpg
Reunião em Paris para organizar a resistência contra o golpe no Brasil

O grupo acertou que devem ser realizados encontros “todos os fins de semana na Praça da República. Vamos discutir sobre diferentes formas de resistência em solidariedade com o povo brasileiro. Um golpe de estado vergonhoso, ainda em curso, pode impor-se para os próximos 20 anos”, afirmam. Aos sábados, o grupo de ativistas franco-brasileiros também se reúne no local para atividades culturais, como apreciação de danças e músicas brasileiras.

O 19º Festival de Cinema Brasileiro de Paris conta com programação até a próxima terça-feira (27). O tema central da mostra será os 50 anos do movimento da Tropicália, e contará com exibições de longas como Chico, Artista Brasileiro, de Miguel Faria Jr, Tropicália, de Marcelo Machado, e Elis, do cineasta Hugo Prata. A agenda completa pode ser consultada na página do evento.

Assista ao momento do ato em Paris: