Dilma debate com Mujica ampliação do Mercosul e nova relação com a Europa

Brasília – O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, manteve hoje (7), em Brasília, reunião privada com a presidenta Dilma Rousseff para discutir a relação entre o Mercosul e a […]

Brasília – O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, manteve hoje (7), em Brasília, reunião privada com a presidenta Dilma Rousseff para discutir a relação entre o Mercosul e a Europa e o ingresso de outros países no bloco.

Segundo Mujica, que está no Brasil para a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, o momento de crise econômica que a Europa atravessa pode abrir novas negociações entre os países europeus e o Mercosul com a possibilidade de realizar acordos que antes não eram possíveis. Ele citou, em especial, o protecionismo agrícola.

“A Europa está passando por um momento muito especial e talvez seja oportuno tentar negociar coisas que no passado e não se alcançavam. Dada a atual situação da Europa, talvez hoje seja possível encontrar um clima mais razoável. Me refiro ao protecionismo agrícola, que sempre foi um obstáculo, por parte da Europa”, disse a jornalistas ao deixar o Palácio do Planalto.

O presidente uruguaio disse ainda que a expectativa é de que a relação econômica com a Ásia se mantenha firme. Os dois mandatários falaram também sobre melhorar as relações econômicas e sociais entre os membros do Mercosul e sobre o interesse de países como a Bolívia e Equador de fazerem parte do bloco econômico.

A Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul reúne hoje, além da presidenta Dilma Rousseff e de José Pepe Mujica, os presidentes Cristina Kirchner, da Argentina;  Rafael Correa, do Equador; Evo Morales, da Bolívia; Donald Ramotar, da Guiana e Desi Bouterse, do Suriname.

Leia também

Últimas notícias