Republicanos dizem que é possível acordo sobre ‘abismo fiscal’ dos EUA

Washington – O senador republicano Bob Corker expressou confiança no domingo de que os legisladores norte-americanos possam forjar um acordo sobre o “abismo fiscal”, no final de ano, enquanto um assessor do […]

Washington – O senador republicano Bob Corker expressou confiança no domingo de que os legisladores norte-americanos possam forjar um acordo sobre o “abismo fiscal”, no final de ano, enquanto um assessor do presidente Barack Obama sinalizou a intenção de negociar o aumento das taxas de imposto para os ricos.

Em um programa de TV, o senador disse que o aumento das receitas fiscais por meio dos norte-americanos mais ricos seria parte do plano, mas ressaltou ser importante fechar brechas em lugar de aumentar as taxas de imposto como muitos democratas são a favor, desde que os gastos do Estado também sejam abordados. “Estou otimista”, disse Corker ao programa Fox News Sunday.

Obama convidou os líderes do Congresso para uma reunião na Casa Branca na sexta-feira para discutir a questão. A menos que o Congresso dos EUA intervenha, US$ 600 bilhões em aumentos de impostos e cortes de gastos federais entrarão em vigor no final do ano, com um impacto potencialmente devastador para a economia.

A administração Obama e os líderes do Congresso estão tentando negociar um acordo para evitar o que vem sendo chamado de “abismo fiscal”. Eles pretendem trabalhar em um pacote de redução do déficit na próxima sessão do Congresso que começa em janeiro. O assessor de Obama, David Axelrod, perguntou se era possível aumentar a receita o suficiente para frear o déficit sem aumentar a taxa de imposto e elogiou as observações do presidente da Câmara, John Boehner, principal republicano no Congresso, sobre o necessidade de enfrentar o problema.

Leia também

Últimas notícias