‘Nova ordem mundial’ exige reforma do Conselho de Segurança, diz patriota

Ministros das Relações Exteriores volta a cobrar mudanças na ONU que reflitam a redistribuição do poder internacional

O ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília – Em defesa da ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, cobrou hoje (23) que a entidade se “atualize” conforme a nova ordem mundial. A cobrança de Patriota é permanente, pois o governo brasileiro critica o formato atual do órgão, que corresponde ao cenário após a 2ª Guerra Mundial, e quer ocupar um assento permanente no conselho.

“Continuamos trabalhando para que a ONU se atualize, reforme-se, em particular, o Conselho de Segurança, acompanhe essa evolução da redistribuição do poder internacional, atualizando com novos membros permanentes e não permanentes”, disse o chanceler, após participar de um seminário, em Salvador, na Bahia, no qual foi discutido o Mercosul e as novas perspectivas do bloco.

Patriota reiterou ainda que o Brasil vive um dos seus melhores períodos. “Hoje o Brasil é, talvez, pela primeira vez na sua história, um país de alcance global. Existem dados materiais que comprovam isso. Somos um dos poucos países que têm relações com todos [os países]”, lembrou ele, acrescentando que o número de embaixadas do Brasil na África é superior à quantidade das representações do Reino Unido.

O pleito do Brasil é integrar de forma permanente o Conselho de Segurança das Nações Unidas. O órgão é formado por 15 integrantes, dos quais apenas cinco têm assentos permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. De forma rotativa, a cada dois anos, os demais dez lugares são alternados.

Atualmente, ocupam os dez assentos rotativos: Azerbaijão, Guatemala, Marrocos, Paquistão e Togo, cujos mandatos acabam no próximo ano, além de Colômbia, Alemanha, Índia, Portugal e a África do Sul, cujos períodos terminam em dezembro.

As autoridades brasileiras defendem a ampliação do número de cadeiras no conselho de 15 para 25, entre as quais o Brasil se coloca como candidato a titular. A discussão é mantida no debate político internacional, mas esbarra em restrições por parte de alguns países por questões de divergências regionais.

Leia também

Últimas notícias