Em meio a onda separatista, milhares pedem união da Espanha em Barcelona

Manifestantes se opõem à independência da Catalunha; exigência que tem crescido cada vez mais na região

Em meio à onda separatista, milhares de pessoas participaram hoje (12) de um ato público em defesa da unidade da Espanha na Praça Catalunha, em Barcelona. Com o lema “Catalunha somo todos”, a manifestação se opõe aos recentes pedidos pela independência da região. 

Reunidos desde o meio-dia no horário local, os manifestantes reivindicaram sua nacionalidade catalã, mas também a espanhola e não se desanimaram com a chuva que caiu. “Catalunha é Espanha”, “Eu sou espanhol”, Eu sou também catalão” e “Liberdade, liberdade” foram algumas das canções entoadas pela multidão.

O ato público foi organizado pela Plataforma de Espanha e Catalães, que reúne diversos movimentos sociais da região, e recebeu o apoio do Partido Popular, Cidadãos de Catalunha e União Progresso e Democracia. Apesar disso, o grupo organizador sustenta que não está vinculado a nenhum partido político e pediu para os manifestantes não levarem bandeiras partidárias. Essa sexta-feira (12/10) foi escolhida como a data da manifestação por ser o dia da Festa Nacional da Espanha e Barcelona por ser a capital catalã. 

Durante a manifestação, diversos membros da Plataforma leram em espanhol, catalão e em inglês um manifesto no qual defendem os direitos da “Catalunha silenciosa, que até agora não havia saído às ruas”. 

“Catalunha somos todos e não queremos que se separe do resto da Espanha contra a nossa vontade. Não é um sentimento excludente nem contra nada, mas defendemos o respeito e a pluralidade”, diz o texto, que foi muito aplaudido. O final da leitura foi acompanhado por gritos de “Viva Espanha! Viva Catalunha”. 

Adesivos espalhados pela praça mostravam um coração partido em duas metades: uma com a bandeira espanhola e a outra com a catalã. Muitos manifestantes carregavam cartazes com escritos como “Sentido Comum” e “Temos um só coração”. 

Órgãos públicos e organizadores discordaram quanto ao número de manifestantes. A Guarda Urbana de Barcelona calculou a presença de 6 mil pessoas, enquanto que a Delegação de Governo (secretária de administração local) estima 65 mil participantes. Os organizadores, que haviam estimado a participação de 15 mil pessoas, disseram que em torno das 13 horas 100 mil pessoas estavam na praça.

A questão da independência da Catalunha voltou à tona recentemente quando milhões de catalães saíram às ruas para pedir a autonomia e o presidente da região, Artur Mas, disse que irá fazer um referendo sobre o caso. O governo espanhol reagiu às declarações e o Parlamento nacional recusou a proposta de transferir ao governo da Catalunha a competência exclusiva para a convocação de um referendo. 

Leia também

Últimas notícias