Atos em Cuba homenageiam Che Guevara, morto há 45 anos na Bolívia

Os presentes cantaram 'Hasta siempre comandante' e 'Sonlossueñostodavía', dedicadas ao argentino

Santa Clara – Milhares de cubanos participaram de atos de homenagem ao guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, hoje (8), quando se cumprem 45 anos de sua morte na Bolívia. O principal ato foi realizado durante a manhã, em Santa Clara, município que se auto-denomina “a cidade do Che”.

Com a presença de familiares de mortos durante confrontos e de ex-combatentes revolucionários na praça Ernesto Che Guevara, em frente a uma grande estátua do guerrilheiro e ao mausoléu onde se encontram seus restos mortais, trazidos a Cuba em 1997, o ato contou com a participação de autoridades locais, representantes estudantis e de trabalhadores de fábricas cubanas inauguradas pelo guerrilheiro argentino.

Os presentes entoaram canções famosas entre os cubanos, como “Hasta siempre comandante” e “Sonlossueñostodavía”, dedicadas ao homenageado, e presenciaram apresentações artísticas e oferendas florais.

Durante todo o dia, militares farão guardas em homenagem aos “caídos em combate”, em diferentes mausoléus que abrigam restos mortais de guerrilheiros.

No fim da tarde, estudantes realizaram a marcha “Pela rota do Che”, que parte da universidade de Santa Clara até o centro da cidade, realizada anualmente em memória do revolucionário morto no dia 8 de outubro de 1967.

Leia também

Últimas notícias