Chávez defende criação de um fundo de reservas para a América Latina e o Caribe

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sugeriu aos chefes de Estado e de Governo presentes na reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Caracas, a […]

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sugeriu aos chefes de Estado e de Governo presentes na reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Caracas, a criação de um fundo estratégico de reservas para a região. Segundo ele, os recursos do fundo serão depositados em bancos para aplicação em investimentos comuns.

Chávez disse ainda que as reservas internacionais dos países da América do Sul e do Caribe superam US$ 700 bilhões e que a proposta de um fundo regional de reservas é para atender às necessidades regionais.

Para o presidente venezuelano, a prioridade de todos os líderes latino-americanos e caribenhos é o combate à pobreza. Chávez destacou ainda que a Venezuela iniciou o processo de repatriação das suas reservas em ouro – depositadas em bancos europeus. Segundo ele, o objetivo é garantir a soberania econômica do país.

A presidenta Dilma Rousseff participa neste sábado (3) do encerramento da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celc). A previsão é que Dilma retorne a Brasília à tarde chegando ao Brasil por volta das 21h.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias