Merkel diz que Europa precisará de uma década para se reerguer

Berlim – A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou neste sábado (5) que vai demorar uma década para a zona do euro ficar em melhor condição financeira e que há muito […]

Berlim – A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou neste sábado (5) que vai demorar uma década para a zona do euro ficar em melhor condição financeira e que há muito trabalho pela frente para resolver a crise da dívida do bloco.

“Certamente vai demorar uma década até que estejamos em uma boa posição novamente,” afirmou Merkel em seu podcast semanal. “Temos um grande trabalho pela frente. Tenho que dizer isso”, acrescentou.

O discurso de Merkel ocorre um dia depois de a zona do euro ter fracassado na tentativa de conseguir, em um encontro do G20, dinheiro de novos investidores, como Brasil e Índia. As incertezas sobre os esforços para combater a crise continuam neste sábado. 

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, que sobreviveu a um voto de confiança na sexta-feira mas deve renunciar, afirmou que as negociações para a formação de um governo de coalizão começarão em breve. Ele pediu um governo de ampla base para conseguir uma ajuda financeira da zona do euro, a principal arma na batalha da Europa contra a crise econômica que se dissemina.

Merkel afirmou que toda a Europa gastou dinheiro demais por muitos anos, mas comemorou o fato de todos os membros da zona do euro terem concordado em frear as dívidas, assim como a Alemanha. “Quase todos os países europeus gastaram mais durante os anos do que ganharam,” afirmou.

© 2011 THOMSON REUTERS. ALL RIGHTS RESERVED.

Leia também

Últimas notícias