No Chile, popularidade de Piñera dispara após resgate de mineiros

Piñera colheu dividendos do drama que comoveu o país no mês passado (Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil) Santiago – O apoio ao presidente chileno, Sebastián Piñera, atingiu seu maior nível em […]

Piñera colheu dividendos do drama que comoveu o país no mês passado (Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

Santiago – O apoio ao presidente chileno, Sebastián Piñera, atingiu seu maior nível em outubro, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (2), o que lhe dá mais força para aprovar seu primeiro Orçamento no Congresso.

A popularidade de Piñera saltou de 46% em julho para 53% em setembro e 63% em outubro, segundo o instituto Adimar GfK. Nesse período, ele comandou o dramático resgate de 33 mineiros que passaram 69 dias soterrados no norte do país.

“A alta de outubro está fortemente relacionada ao resgate dos 33 mineiros (…), um fato que ocupou a pauta da imprensa durante o mês”, disse o instituto em seu relatório mensal.

O aumento no apoio popular ao presidente já o havia ajudado a aprovar uma lei que eleva os royalties pagos pelas empresas mineradoras no país, maior produtor mundial de cobre.

O próximo desafio dele será aprovar o orçamento de 2011, que aumenta os gastos públicos num ritmo inferior à previsão de crescimento econômico, um esforço para evitar uma pressão cambial pela valorização do peso.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias