OEA elogia transformação democrática da Bolívia

Insulza considera que o fortalecimento do aparato público é o caminho para evitar retrocessos futuros (Foto: G. Jallasi. ABI) São Paulo – O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), […]

Insulza considera que o fortalecimento do aparato público é o caminho para evitar retrocessos futuros (Foto: G. Jallasi. ABI)

São Paulo – O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, elogiou a transformação democrática da Bolívia e citou que o país é um exemplo para o continente na evolução das condições de vida da população.

“Admiramos como na Bolívia foi se transformando a vida, como foi se permitindo que a população viva bem, ao mesmo tempo mantendo a capacidade de diálogo e um conjunto de valores que são intrínsecos à democracia”, assinalou Insulza, que teve encontro em La Paz com o presidente Evo Morales.

O chileno indicou que o governo do líder indígena conseguiu romper com antigos paradigmas, criando um país mais inclusivo e participativo, num processo que é importante para todos os latino-americanos, que se deram conta de que um Estado mais ativo é fundamental para a melhoria de vida. “Nossa região é hoje a região em desenvolvimento mais democrático do mundo e isso deve nos orgulhar, mas uma democracia sem desenvolvimento sustentável é sempre uma democracia vulnerável.”

Ao mesmo tempo, Insulza criticou a herança do neoliberalismo da década de 1990. “Muitas vezes nossos Estados não estão totalmente preparados porque viemos de uma época em que se dizia exatamente o contrário, que o correto era fazê-lo menor, mais fraco, e entregar à gestão privada uma quantidade de tarefas.”

Com informações da Agência Boliviana de Informação.

Leia também

Últimas notícias