Brasil e Argentina terão reuniões periódicas sobre comércio

Os presidentes Lula e Cristina Kirchner debateram nesta quarta-feira os entraves comerciais entre os dois países (Foto: Ricardo Stuckert. Presidência) BRASÍLIA – Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e […]

Os presidentes Lula e Cristina Kirchner debateram nesta quarta-feira os entraves comerciais entre os dois países (Foto: Ricardo Stuckert. Presidência)

BRASÍLIA – Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner, da Argentina, decidiram nesta quarta-feira (18) estabelecer reuniões a cada 45 dias entre ministros dos dois países para tratar das diferenças comerciais entre os dois países.

A medida foi adotada durante visita da presidente argentina a Brasília, onde os entraves que abalam o comércio bilateral foi o tema central das conversações.

Segundo a resolução, participarão das reuniões periódicas os ministros das Relações Exteriores, da Fazenda e de Indústria e Comércio dos dois países.

“As reuniões serão um instrumento muito útil para superar as diferenças”, disse Cristina Kirchner em discurso, destacando que as diferenças pontuais “a longo prazo são coisas muito pequenas”.

Lula destacou as estreitas relações entre os dois principais sócios do Mercosul –bloco comercial também integrado por Paraguai e Uruguai– e disse que as duas nações são interdependentes.

“Argentina e Brasil necessitam se entender e se ver como sócios. Ao Brasil interessa que a Argentina cresça e se fortaleça”, declarou.

As diferenças comerciais entre os dois países incluem a aplicação de licenças não automáticas de importação, medida tomada pelo Brasil recentemente depois que a Argentina tomou ações similares.

Reuters. Todos os direitos reservados.

Leia também

Últimas notícias