Livro de Chomsky é proibido em Guantánamo

Linguista é crítico à política externa dos Estados Unidos e teve sua obra banida da base mantida pelo país em Cuba, onde estão acusados de terrorismo detidos sem julgamento

Capas do livro “Interventions”, de 2007, publicado nos Estados Unidos e no Líbano (Foto: Reprodução)

A antologia “Interventions” do professor de linguística e ativista político Noam Chomsky foi censurada por militares dos Estados Unidos na base de Guantánamo. Um advogado que representa presos – a maioria sem julgamento – acusados de envolvimento com o terrorismo internacional havia doado uma cópia em árabe do livro para a biblioteca da prisão.

Aos 80 anos, Chomsky é um dos principais críticos da política externa dos Estados Unidos e professor emérito do Massachusetts Institute of Technology (MIT). “Isso acontece às vezes em regimes totalitários”, ironizou ao Miami Herald após saber da decisão. “De algum interesse acidental, talvez, é a natureza do livro que eles baniram. Consiste em artigos escritos para o The New York Times publicado e distribuído por eles. A podridão subversiva deve ser profunda”, emendou.

A obra de 2007 não tem edição em português e reúne ensaios do autor após os atentados de 11 de setembro de 2001, quando aviões sequestrados foram atirados contra as torres do World Trade Center em Nova York e o Pentagono em Washington.

A biblioteca da prisão conta com 16 mil itens, incluindo livros e filmes como Harry Potter, a Copa do Mundo e exemplares do Alcorão, livro sagrado para os muçulmanos.

Os oficiais ouvidos pelo jornal de Miami não esclareceram os motivos do veto. O comandante da Marinha Brook DeWalt, porta-voz de Guantánamo, disse que o quadro de censores da base avaliam cada item proposto ou recomendado para a biblioteca para a segurança dos guardas em questões associadas à dinâmica da prisão, como impacto na boa ordem e na disciplina.

Segundo o jornal, o livro censurado mostrava Chomsky de casaco preto sobre uma capa da mesma cor na edição de uma editora de Beirute, capital do Líbano. A obra era destinada a Ali Hamza al Bahlul, integrante confesso da Al Qaeda.

A base de Guantánamo, em território cubano, é amplamente questionada por organizações de direitos humanos. Uma das promessas de campanha relacionadas à política externa e de segurança do presidente Barack Obama era o fechamento da prisão, com a libertação ou realização de julgamentos adequados.

Leia também

Últimas notícias