Ex-presidente francês lança site para preservar línguas do mundo

(Foto: STR New/Reuters) Paris – O ex-presidente da França Jacques Chirac apresentou na terça-feira (6) sua fundação para a preservação de línguas raras, com o objetivo de produzir filmes e […]

(Foto: STR New/Reuters)

Paris – O ex-presidente da França Jacques Chirac apresentou na terça-feira (6) sua fundação para a preservação de línguas raras, com o objetivo de produzir filmes e lançar um site na Internet.

A proposta do site www.sorosoro.org, lançado durante evento no museu Quai Branly, em Paris, é informar sobre as cerca de 6 mil línguas atualmente faladas em todo o mundo, metade das quais está sob risco de desaparecer até o final deste século.

“Sorosoro” é uma palavra em araki que significa “sopro, fala, língua”. A língua araki hoje em dia é falada por apenas oito pessoas em Vanuatu, uma ilha do Pacífico.

O site também inclui um quiz, a “palavra do mês” e vídeos das filmagens sendo produzidas no momento sobre línguas e culturas próximas da extinção no Gabão e na Guatemala.

“É por conterem sabedoria que línguas pouco faladas, e a sabedoria que veiculam, merecem mais que apenas serem conservadas como testemunhos do passado”, afirmou Jacques Chirac, 76 anos, em discurso transmitido por sua Fundação “Agir em serviço da paz”.

O ex-presidente francês espera que uma “nova forma de consciência coletiva, atenta à diversidade, respeitosa da contribuição de cada ao progresso comum, prevaleça sobre a arrogância do pensamento único”.

Fonte: Reuters

 

Leia também

Últimas notícias