Vídeos contam a história da cultura digital brasileira

(Reprodução) São Paulo – Cinco vídeos produzidos, por cinco coletivos diferentes de produção audiovisual, contam um pouco da história da cultura digital no país e seu papel na sociedade brasileira. […]

(Reprodução)

São Paulo – Cinco vídeos produzidos, por cinco coletivos diferentes de produção audiovisual, contam um pouco da história da cultura digital no país e seu papel na sociedade brasileira.

A ideia das produções surgiu durante o Fórum de Cultura Digital do ano passado. Todos estão disponíveis na internet e em breve devem ser exibidos em mostras de cinema e em coletivos de cultura pelo Brasil.

“Falamos do nosso tempo, de como ele tem se organizado. Como a política tem se reogarnizado a partir de uma série de novas possibilidades. A abordagem estética dos videos mistura, por meio do recorte e da mixagem, vários discursos audiovisuais”, conta Rodrigo Savazoni, um dos coordenadores do Fórum e realizador de um dos vídeos. 

Veja os trabalhos produzidos, acompanhados de sinopses.

Remixofagia – Alegorias de uma revolução

Imagens e áudios mostram as transformações culturais trazidas pelas tecnologias digitais e a interatividade de redes. No caldeirão de imagens e sons, Helio Oiticica e Pablo Capilé, Zé Celso, Lula e Cláudio Prado, Pedro Markun e Glauber Rocha, Macunaíma e Gilberto Gil, Osvald de Andrade e Dilma Roussef. Remix por Rodrigo Savazoni, Paula Alves e Rafael Frazão.



Guerrilha Midiática

Os novos revolucionários são imaginadores, produzem e manipulam cenas, em busca de transformar a sociedade. Um filme que politiza as imagens, por meio de depoimentos colhidos no Fórum da Cultura Digital, imagens de manifestações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e da história de Ungaretti. Produção de André de Oliveira e Jefferson Pinheiro, do Coletivo Catarse

Re-evolución Compartida

Identidade, diversidade e a questão latino-americana. Os conhecimentos e povos tradicionais que se valem das novas tecnologias de informação e comunicação para ganhar circulação. Questões sobre o nosso tempo, a partir de depoimentos colhidos durante o Fórum da Cultura Digital Brasileira.  Produção de Gilberto Manea e Gustavo Castro do Coletivo Soy Loco por Ti.

Deus e Diabo @ terra digital

Nos longos planos, alternam-se cenas e fragmentos colhidos durante o Fórum da Cultura Digital Brasileira, pedaços de Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha e um passeio pelo interior da Paraíba, onde a realidade se impõe, mostrando as semelhanças e diferenças nos vários centros desta nova geografia. Trabalho realizado por Gian Orsini e Ely Marques, da ABD-Paraíba.

Digirealejototal

Foco principal na circulação livre da informação na internet como possibilidade de independência frente à antiga mídia. Destaque também para as políticas públicas do governo Lula para a cultura digital. Produção de Cardes Amâncio da Avesso Filmes

Leia também

Últimas notícias