Produção árabe é reunida em mostra de cinema

(Foto: Divulgação) De 16 a 29 de junho, acontece a 6ª Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema, uma parceria do Sesc-SP com a Prefeitura Municipal de São Paulo, a Cinemateca […]

(Foto: Divulgação)

De 16 a 29 de junho, acontece a 6ª Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema, uma parceria do Sesc-SP com a Prefeitura Municipal de São Paulo, a Cinemateca Brasileira e a Casa Árabe de Espanha. Ao todo, serão exibidos 15 longas-metragens de países como Tunísia, Egito, Síria, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Argélia, Marrocos e Palestina, entre outros.

A abertura acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 19h30, no CineSesc, com exibição do filme “Microphone”, do cineasta egípcio Ahmed Abdallah. As exibições de filmes acontecerão nas salas do CineSesc (16 a 23 de junho), Centro Cultural São Paulo (17 a 26 de junho), Cinemateca Brasileira (21 a 29 de junho) e Matilha Cultural (21 a 25 de junho). Em seguida, haverá edição da mostra em Brasília e Belo Horizonte.

Os filmes foram selecionados pela brasileira Nagila Guimarães e pela tunisiana Dora Bochouche, que escolheram selecionar filmes que representem com fidelidade as particularidades de cada país, mas que, ao mesmo tempo, se comuniquem com o mundo inteiro por meio da emoção e da esperança. Em comum, a maioria dos longas-metragens possui o fato de ter sido realizada por uma nova geração de cineastas, surgida na última década, e ter se destacado em prestigiados festivais internacionais de cinema, como Cannes, Sundance, Toronto, Veneza e Berlim.

Entre os destaques, estão os filmes “Filho da Babilônia” (2009), dirigido por Mohamad Al Daradji, que foi considerado o cineasta de 2010 do Oriente Médio pela revista “Variety”; “Cidade da Vida” (2009), de Ali Mostafá, primeiro filme dos Emirados Árabes a ter distribuição nacional e internacional; e “Outra Vez” (2009), de Joud Said, o mais jovem diretor sino a concluir um longa-metragem. Também será apresentado na mostra o filme “Fora da Lei” (2010), de Rachid Bouchared, indicado ao Oscar 2011 de melhor filme estrangeiro.

Outro destaque da mostra será a presença maciça de cineastas mulheres. Haverá produções da tunisiana Raja Amari (“Segredos Enterrados”, de 2009), Anne-Marie Jacir (“Salt of This Sea”, de 2008), Kamla Abu Zekri (“Um a Zero”, de 2009), e a cineasta iraquiana Mayson Pachachi (“Câmeras Abertas”, de 2009). O encerramento da mostra, em 29 de junho, ás 20h30, na Cinemateca Brasileira, será marcado por um bate-papo com a produtora Lina Menzil e a diretora Rafa Amari, do filme “Segredos Enterrados”, que abordarão a situação da Tunísia, após o levante ocorrido no início de 2011, a arte de fazer cinema no Mundo Árabe e a relação entre as produções árabes atuais e o mercado cinematográfico.

A programação completa está em www.mundoarabe2011.icarabe.org