Exposição comemora 200 anos do inventor do sistema Braille

Louis Braille, que ficou cego aos três anos de idade, criou o sistema de leitura para pessoas com deficiência visual aos 16

Controle de montagem de livros feitos por pessoas com deficiência visual (Foto: Rogério Albuquerque/Divulgação)

Em comemoração aos 200 anos de nascimento do inventor do sistema Braille, o francês Louis Braille, está sendo realizada em São Paulo a exposição fotográfica “Vida – Obra: Desdobramentos do Trabalho com o Sistema Braille no Brasil”. O evento, que ocorre no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, segue até 19 de setembro.

A exposição aborda a complexidade e a diversidade entre invenção e inventor, por fatos e episódios de sua vida. O público tem contato com a história da educação de pessoas com deficiência visual a partir de importantes nomes que contribuíram para seu desenvolvimento, como Valentin Haüy e Charles Barbier, além do próprio Louis Braille.

Ao mesmo tempo ocorre o ensaio fotográfico de Rogério Albuquerque, que registrou cenas de entidades da cidade de São Paulo que utilizam o sistema Braille como um instrumento de conquistas das pessoas com deficiência visual.

O francês Louis Braille (1809-1852) perdeu a visão aos três anos de idade devido a um acidente na selaria de seu pai. Aos 16 anos, apresentou a primeira versão de um sistema de escrita e leitura, baseado na combinação de seis pontos em relevo, que permitia a representação do alfabeto e dos números, da simbologia aritmética, da fonética e da musicográfica.

No Brasil, o sistema Braille chegou em meados de 1850 pelas mãos de José Álvares de Azevedo, um jovem cego que havia estudado em Paris. O país foi o primeiro do continente americano a adotar o sistema.

A exposição sobre o criador do sistema de leitura para pessoas com deficiência visual é organizada pelas ONGs Projeto Acesso – Centro Brasileiro de Apoio Pedagógico Especializado ao Deficiente Visual, e pela Unidade para Reabilitação de Deficientes Visuais, a URDV, da Associação Cívica Feminina (ACF).

 

Serviço:

O que: Exposição de fotos “Vida – Obra: Desdobramentos do Trabalho com o Sistema Braille no Brasil”

Quando: Até 19 de setembro, das 7h às 22h

Onde: Espaço Cultural do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073, térreo, São Paulo – SP

Quanto: Gratuita