Vídeo mostra cenas de violência em desocupação no RJ

Momento em que a Polícia Militar aplicou jatos de spray de pimenta em militantes (Foto: Reprodução) A desocupação de um antigo prédio do INSS no Rio de Janeiro foi promovida […]

Momento em que a Polícia Militar aplicou jatos de spray de pimenta em militantes (Foto: Reprodução)

A desocupação de um antigo prédio do INSS no Rio de Janeiro foi promovida pela Polícia Militar na segunda-feira (13). Os sem-teto que permaneciam no local desde 2007 acusam a força policial de abusos e ação violenta, embora a corporação negue excessos e sustenta não ter ocorrido queixas formais.

As cenas da desocupação foram divulgadas no Youtube. No vídeo, produzido pelo militante Vladimir Lacerda Santa Fé, oficiais da Polícia Militar aparecem aplicando spray de pimenta no grupo de ativistas que permaneciam em frente ao prédio.

As cerca de 23 famílias que ocuparam o edifício pela madrugada foram intimidadas pela PM a saírem. Não obtendo respostas, derrubaram a porta, causando protestos dos militantes que estavam na calçada. Em meio à confusão, sete pessoas foram detidas pela polícia. Moradores sem-teto denunciaram o uso de gás lacrimogênio e balas de borracha durante a operação, apesar da presença de uma mulher grávida e crianças.

Um dos atingidos por jato de spray de pimenta, o vereador Reimont (PT) relatou na gravação que houve intransigência por parte da Tropa de Choque. “Quando eles chegaram, não disseram ‘Pessoal, sai que vamos desocupar’. Não houve abertura para negociação. Tentamos conversar com o comandante da operação, mas não quiseram nos ouvir”.

A partir de 4min30s do vídeo, um oficial identifiacdo como tenente Ortega, do 13º BPM, afirma não ter ocorrido violência nem uso indevido de artifícios para controle, contradizendo as imagens captadas pelos militantes. “Nós solicitamos para que eles saíssem e só usamos o necessário”, disse.

Após o episódio e ainda sem soluções para a questão de moradia, as famílias despejadas voltaram às ruas do Rio.

Confira o vídeo

Leia também

Últimas notícias