Próxima semana terá nova divulgação de informações obtidas pelo Wikileaks

São Paulo – As informações da diplomacia dos Estados Unidos obtidas pelo Wikileaks ganham nova divulgação a partir de segunda-feira (27). Há sete meses, os documentos que revelam as atividades, […]

São Paulo – As informações da diplomacia dos Estados Unidos obtidas pelo Wikileaks ganham nova divulgação a partir de segunda-feira (27). Há sete meses, os documentos que revelam as atividades, as conversas e as informações dos funcionários da maior economia do mundo começaram a vir à tona no Brasil, com grande repercussão dentro do Itamaraty, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. 

Agora, a Pública, agência de jornalismo investigativo, anuncia a Semana Wikileaks, na qual tornará disponível aos leitores uma nova leva de informações, muitas delas classificadas no Departamento de Estado como confidenciais. “A gente convidou uma série de jornalistas independentes para lerem esses documentos e escreverem as reportagens que ainda precisam sair para o público brasileiro conhecer essa parte muito importante da nossa história”, afirma Natália Viana, diretora da Pública, em vídeo que marca a divulgação do material.

A publicação é possível graças a uma parceria firmada entre a agência brasileira e o Wikileaks. O editor da iniciativa que provocou uma reviravolta na diplomacia mundial, Julian Assange, considera que o povo tem o direito de conhecer e de entender como funciona o sistema diplomático de seu país. “O material publicado até agora sobre o Brasil não é tudo. Há muito mais documentos a serem lançados, e muitos documentos a serem lidos com cuidado”, avisa.