Promessas de Kassab

Prefeito passou últimas semanas dedicado a futricas da política, sem mergulhar nos problemas da cidade

Promessa longe de ser cumprida: número de crianças em creches aumentou, mas há 100 mil crianças na fila para zerar déficit de vagas (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil – Arquivo)

Para ganhar votos, todo político sempre faz mil promessas na campanha. Mas aí a eleição acaba, e a realidade vem provar que aquelas promessas não passavam disso mesmo, promessas que dificilmente são cumpridas.

Falta um ano e dez meses para terminar o mandato do prefeito Gilberto Kassab (DEM), e já está claro que ele não vai conseguir entregar coisas importantes que havia prometido.

Em setembro de 2008, Kassab disse que ia acabar com o problema de falta de vagas nas creches até o final do mandato, em 2012.

Mas, em entrevista publicada pelo Agora, o secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider, foi realista ao dizer que o prazo para zerar esse deficit é de uma década.

O número de crianças em creches passou de 60 mil em 2005 para 187 mil neste ano. Mas a verdade é que ainda há 100 mil crianças na fila.

Para as famílias, é um problema enorme. Hoje em dia, a maioria das mulheres trabalha, o que é fundamental para fechar as contas da casa. Sem creches onde deixar os filhos, as mães têm de enfrentar a difícil escolha entre largar o emprego ou largar as crianças sabe-se lá com quem.

Não é a única promessa descumprida do prefeito. A construção de hospitais e a expansão dos corredores de ônibus são outros temas importantes em que a realidade ficou muito longe do prometido na campanha.

O prefeito passou as últimas semanas dedicado às futricas da política, pensando no seu futuro partidário. Em vez disso, devia mergulhar nos problemas da cidade e tentar chegar mais perto de cumprir as promessas.