Gerador de manchetes do ‘Falha de S.Paulo’ ganha nova versão

Em meio a defesa em processo judicial, criadores do Falha de S.Paulo negam qualquer vínculo com nova versão (Foto: Reprodução) São Paulo – Fora do ar desde outubro, o gerador […]

Em meio a defesa em processo judicial, criadores do Falha de S.Paulo negam qualquer vínculo com nova versão (Foto: Reprodução)

São Paulo – Fora do ar desde outubro, o gerador de manchetes do blog “Falha de S.Paulo” foi republicado em um domínio gratuito na segunda-feira (22). O Falha.co.cc usa um serviço de registro gratuito, hospedado por um portal registrado nas Ilhas Coco, na América Central (domínio.cc). Os criadores do “Falha de S.Paulo”, Lino e Mário Bocchini, em meio a um processo judicial movido pelo jornal Folha de S.Paulo por uso indevido de imagem, negam qualquer participação na nova versão.

Um outro blog (falhadespaulo.tumblr.com), criado por outros usuários em solidariedade aos criadores do original, divulgou a nova versão da ferramenta. Um formulário permite que o usuário crie um título que é exibido como manchete de uma capa fictícia do jornal. Não há menção à autoria na página da nova versão do gerador.

“Nós tínhamos algo parecido, mas não temos nada com isso. Não sabemos quem criou. Há um monte de sites parecidos”, explicou Lino ao Comuniquese. Os autores da página original já apresentaram defesa no processo, alegando liberdade de expressão e repelindo a possibilidade de os internautas confundirem as publicações.

O gerador de manchetes foi criado pelo “Falha” para satirizar a cobertura promovida pelo jornal, considerada antigovernista e alinhada aos partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A logomarca do site fazia uma variação da do jornal, motivo por que a empresa conseguiu liminar que retirava o conteúdo do ar. O jornal pede ainda indenização pelo que considera ser uso indevido de imagem.

Apesar de ter sido retirado do ar em 4 de outubro, outras versões do blog foram criadas por outras pessoas. 

 

Leia também

Últimas notícias