‘Efeito Gilmar Mendes’ aguça conflitos no campo, avalia CPT

Presidente do STF acusou movimentos sociais de ações ilegais, o que agravou tensão no campo, segundo a CPT (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil) Deu na Repórter Brasil. Estudo da Comissão Pastoral […]

Presidente do STF acusou movimentos sociais de ações ilegais, o que agravou tensão no campo, segundo a CPT (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Deu na Repórter Brasil. Estudo da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sobre conflitos no campo apontou crescimento na tensão fundiária. Um dos fatores inusitados na visão da entidade é o “efeito Gilmar Mendes”, ou melhor, o resultado de declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que preside, até esta sexta-feira (23) a mais alta corte do país.

O número de assassinatos passou de 28, em 2008, para 25, no ano passado. Contudo, as tentativas de assassinato saltaram de 44 para 62. As ameaças de mortes também cresceram: de 90 foram para 143.

“É o chamado ‘efeito Gilmar Mendes’, que saiu a público ano passado acusando os movimentos sociais de praticarem ações ilegais. Esta intervenção foi usada como suporte para o alto número de despejos e também para o aumento das prisões”, coloca Antônio Canuto, secretário da coordenação nacional da CPT.

A 25ª edição destaca a criminalização dos movimentos sociais no âmbito do Judiciário, do Legislativo e “inúmeras vezes pelos grandes meios de comunicação”.

Clique aqui para ler mais.