Blogueiros destacam avanço de Dilma em pesquisa espontânea

Credibilidade do Ibope também é questionada. Tucanos acusam petista de campanha antecipada

A pesquisa eleitoral do Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) foi um dos temas mais recorrentes em blogues. O levantamento mostrou que a vantagem de José Serra (PSDB) frente Dilma Rousseff (PT) caiu de 21 a 5 pontos percentuais.

Eduardo Guimarães, em seu Cidadania.com, lembra que a pesquisa anterior do Ibope “destoava” dos demais institutos, porque mostrava uma diferença entre os percentuais de intenção de voto de 11 pontos. No Vox Populi, a vantagem de Serra era de 7 pontos, no Sensus de 5,4 e no Datafolha de 4.

“A lógica autoriza dizer que o Ibope vem forçando a barra em prol de Serra, o que se coaduna com a propaganda que o presidente do instituto, Carlos Augusto Montenegro, vem fazendo da candidatura do tucano ao dizer que ele já estaria eleito presidente da República”, critica. Por isso, ao convergir para os cenários mostrados por outros levantamentos, ele especula que o Ibope ocultaria um empate ou até vantagem de Dilma.

Miguel do Rosário, do blogue Óleo do Diabo, destaca o fato de Dilma ter ultrapassado Serra na pesquisa espontânea. “Serra está perdendo, só isso”, resume.

Um ponto destacado por Marco Aurélio Weissheimer é que, apesar de ser mais conhecida do que antes, “42% dos entrevistados não sabem que Dilma é a candidata de Lula”.

Para o jornalista gaúcho, os números reforçaram a preocupação dos partidários de Serra. “Até a metade da tarde desta quarta, o site nacional do PSDB ignorava a pesquisa, sem fazer qualquer comentário sobre ela. Sinal de que falta o que dizer no momento”, sustenta. O motivo para o silêncio, em sua visão, é a falta de discurso para o candidato.

A repercussão da pesquisa na página do PSDB foi publicada às 16h24. Para os tucanos, a pesquisa  mostra “consolidação” da candidatura de Serra. O texto acusa Dilma de fazer campanha antecipada e sustenta que o crescimento da petista deu-se sobre os outros pré-candidatos, Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV). O lançamento da candidatura do governador de São Paulo está prevista para dia 10 de abril.

Outros blogues destacam a reação dos candidatos. Ambos repetiram o tom do que vinham afirmando. “A eleição é em outubro, e ninguém sobe de salto alto”, sustentou Dilma. Para ela, pesquisa é “retrato do momento”.

Serra não teceu análises. “Não comento pesquisa nem quando estou disparado nem quando não estou disparado”, disse. “Pesquisa, até outubro ou novembro, eu nunca vou comentar.”

Leia também

Últimas notícias