Aloysio Nunes responde a repórter da Rede Brasil Atual

O senador eleito por São Paulo Aloysio Nunes Ferreira enviou na noite desta quinta-feira (28) nota em resposta ao texto publicado pelo repórter da Rede Brasil Atual e Revista do […]

O senador eleito por São Paulo Aloysio Nunes Ferreira enviou na noite desta quinta-feira (28) nota em resposta ao texto publicado pelo repórter da Rede Brasil Atual e Revista do Brasil João Peres. 

A Rede Brasil Atual mantém as informações prestadas pelo jornalista. E, diferentemente de outras publicações que se dizem preocupadas com a liberdade de imprensa mas raramente dão a palavra aos atingidos por suas “reportagens” (sim, entre aspas), publica na íntegra, abaixo, a palavra de Ferreira:

À Revista Brasil Atual

A versão que o jornalista João Peres – desculpo-me pelas aspas, e só por elas – deu à Folha de S. Paulo sobre o incidente da última segunda-feira é mentirosa. Se ele não é petista, não é ‘mentira de petista’, mas ‘mentira de jornalista’. Jornalistas, que não são imunes às fraquezas humanas, às vezes mentem.

Quando eu me recusei a dar entrevista à revista para qual ele trabalha, porque ela faz campanha para o PT com dinheiro do movimento sindical, o jornalista não se limitou a dizer, como asseverou à Folha “educado, hein senador?”. Se fosse só isso, já seria uma grosseria a merecer uma resposta dura. Afinal, porque caracterizar a recusa de dar entrevista como ‘falta de educação’? Seria eu obrigado a fazê-lo? Mas ele foi além na grosseria. Perguntou: “O senhor não fala com trabalhador”? Minha resposta: com trabalhador falo, não falo com pelego. O “filho da puta” é por conta dele.

Falo e sustento: sindicato atrelado ao poder e que faz campanha política com dinheiro do imposto sindical é pelego. Neo-pelego, que seja, mas pelego. E revista que é porta-voz desses sindicalistas na sua campanha política ilegal é, também, pelega. 

Quanto à compreensão do termo “insolente”, ao qual o jornalista atribui conteúdo de classe, lembro ao profissional formado na ECA que comporta várias acepções, nenhuma delas referente ao escravismo. Veja o “Aurélio”: é insolente quem é ofensivo, desrespeitoso, atrevido, desaforado, desdenhoso, inconveniente, provocador etc, qualificativos que se aplicam a todas as classes e profissões, inclusive a jornalistas.

A nota da redação da “Revista Brasil Atual”, que encabeça a resposta do jornalista, afirma que meu partido e seus aliados atacam sistematicamente “a democracia e a liberdade de expressão”. Para mim, ataca a imprensa livre e democrática quem propõe aparatos liberticidas como o Conselho Nacional de Jornalistas e o Controle Social da Mídia. 

Aloysio Nunes Ferreira