Pirata Amélia

Amélia Andersdotter, de 21 anos, pode ser a primeira parlamentar europeia do Partido Pirata. Juventude do Velho Continente está interessada em política, diz ela, mas especialmente em questões ambientais e de propriedade intelectual

Partido Pirata, de Amélia Andersdotter, defende direitos a privacidade e ao compartilhamento de informações na internet (Foto: Divulgação)

Amélia Andersdotter, de 21 anos, estudante de Economia e Espanhol da Universidade de Lund, na Suécia, pode se tornar uma das mais jovens representantes do Parlamento Europeu na próxima legislatura, que começa em julho de 2009. Ela se candidatou pelo Partido Pirata Sueco, que já conquistou uma cadeira no Parlamento. Se Irlanda ratificar em breve o chamado Acordo de Lisboa, que amplia as representações, o partido e ela terão direito a mais uma cadeira.

Fundado em 2006, o Partido Pirata Sueco defende maior liberdade de acesso aos conteúdos na internet e já é um dos maiores em filiações no país, com quase 50 mil membros. Se conseguir a cadeira, Amélia considerar doar parte de seu salário para organizações como Attac, a Ordfront (uma editora alterantiva sueca), a Anistia Internacional e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.

Entrevista

Amélia Andersdotter

estudante de Economia e Espanhol da Universidade de Lund, na Suécia e possível integrante do Parlamento Europeu pelo Partido Pirata

Blog Velho Mundo – Você pode apresentar quais serão as prioridades do Partido Pirata no Parlamento Europeu, na legislatura que começa em julho de 2009?

O “pacote Telecom” (o conjunto de regulamentos que rege as telecomunicações na União Européia) será uma de nossas prioridades mais importantes neste segundo semestre, na medida em que ele virá para o processo de conciliação no Parlamento. Também vamos trabalhar com excessos e limitações em matéria de copyright. Em geral esse não é um item prioritário no Parlamento, mas nós contamos transformá-lo numa prioridade exercendo pressão sobre a Comissão encarregada e sua presidência, que é de um sueco.

Há um trabalho contínuo da União Européia no que diz respeito à política para Tecnologia de Informação, tanto no que se refere ao combate a crimes quanto no que diz respeito à transparência nos processos de decisão. Também tentaremos trabalhar sobre essa questão.

“Temos eleitores tanto de grupos de esquerda quanto de grupos de direita. Então precisávamos ingressar num grupo tão neutro quanto o possível para não termos de tomar muitas definições no conflito entre direita e esquerda” – Amélia Andersdotter

Se depender de nós, vamos dar início a uma discussão sobre política de comércio, sobretudo no que diz respeito a medicamentos e também no que se refere a negociações sobre comércio.

Blog Velho Mundo – O Partido Pirata deve integrar o bloco dos Partidos Verdes Europeus – Aliança Europa Livre, que tem 55 cadeiras no Parlamento. Por quê? Que papel o Partido Pirata poderá desempenhar dentro dele.

Percebemos esse bloco como o mais neutro politicamente. Nós temos eleitores tanto de grupos de esquerda quanto de grupos de direita. Então precisávamos ingressar num grupo tão neutro quanto o possível para não termos de tomar muitas definições no conflito entre direita e esquerda. Também tivemos uma oferta vantajosa por parte deste bloco, em termos de benefícios, se entrássemos para ele.

Esperamos poder contribuir para a definição de uma política quanto à informação, por parte desse grupo, que seja digna do século 21.

Blog Velho Mundo – Caso você tenha sucesso em obter ainda uma cadeira para o seu partido no Parlamento Europeu, o que será possível com a ratificação do Acordo de Lisboa – e só falta a Irlanda ratificá-lo –, você se tornará uma das parlamentares mais jovens da história dessa instituição. Qual o significado disso? Os jovens europeus estão participando mais da política, seja no nível formal ou não?

Se eu entrasse para o Parlamento, isso mostraria que há uma jovem geração de políticos na Europa interessada nos rumos que essa União está tomando. Aparentemente, os jovens europeus se preocupam mais com questões específicas, como o meio ambiente, ou a política de informação. Eles têm os políticos de gerações mais velhas como um tanto quanto obtusos, porque eles (políticos) não conseguem perceber a importância dessas questões. Mas no interior desses agrupamentos em torno das questões ambientais ou do livre compartilhamento de arquivos na internet em relação aos direitos de propriedade intelectual, não estão apenas membros do Partido Verde ou do Partido Pirata. Há também uma miríade de grupos formados por jovens ativistas que trabalham 24 horas por dia por mudanças nesses setores. Infelizmente não dispomos até agora do sucesso e do alcance da “Big Media”, mas com o tempo nós vamos assumir o controle dessa área de uma vez por todas.

Blog Velho Mundo – Você ou o seu partido têm alguma proposta a respeito da presente crise econômico/financeira mundial?

Não.

Leia também

Últimas notícias