Deu a louca nos ricos!

A proposta não é novidade. Pelo menos conceitualmente. A novidade está em quem a apresentou. 50 homens e mulheres ricos querem pagar 5% de imposto de renda extra

O psiquiatra Dieter Lehmkuhl lidera movimento por tributação extra para quem ganha mais de 500 mil euros por ano (Foto: Divulgação)

Ou pelo menos em parte deles.

A proposta não é novidade. Pelo menos conceitualmente. A novidade está em quem a apresentou.

Na semana passada um grupo de 50 empresários, empresárias, ou homens e mulheres de outras profissões, mas que podem, todas e todos, ser considerados como “ricos”, fez uma manifestação nas ruas de Berlim pedindo que… cobrassem mais impostos de suas fortunas!

A proposta é que o governo, para combater a crise financeira de modo eficaz e com políticas sociais adequadas, cobre um imposto extra de 5% sobre a renda de quem ganha mais de 500 mil euros/ano na Alemanha em 2009 e 2010. Garantem os defensores da proposta que isso garantiria ao Estado 100 bi de euros em dois anos, para aplicação em saúde, educação, geração de empregos. Em 2011 o imposto seria reavaliado.

Deu a louca nos ricos: proteto com notas falsas por tributação extra (Divulgação)

Os autores da proposta têm uma página na internet: www.apell-vermoegensabgabe.de

A página só é acessível em alemão. Com todo o respeito pela língua de Thomas Mann, Goethe e Brecht, uma página dessas deveria ter material em inglês que, gostemos ou não, está para a nossa época como o latim ou o grego estiveram para a antiguidade. Até os evangelistas se preocuparam em escrever em grego, a língua franca na Europa, naquela época!

Entre os líderes da proposta estão o filósofo Bruno Haas e o psiquiatra Dieter Lehmkuhl. Haas declarou que a iniciativa “queria enviar uma sinalização política”. Qual seja, a de que não é possível recorrer apenas a doações ou à boa vontade para enfrentar a situação. É preciso haver soluções estruturais, capacitar o Estado a agir. Essa capacitação se prende a recursos direcionados pela cidadania: “damos x, para as finalidades y e z”. Não para ajudar grandes grupos, mas para beneficiar quem necessita, de fato, de benefícios.

Deu a louca nos ricos: ativistas querem imposto para financiar desenvolvimento sustentável (Foto: Divulgação)

Dieter Lehmkuhl é um dos animadores do grupo Kultur des Friedens, o que pode ser traduzido como “Cultura da Paz”, (www.kultur-des-friedens.de), onde sim, encontra-se material também em inglês. O programa desse grupo tem uma análise relevante, pois vê terroristas e estados beligerantes anti-terroristas como, além de inimigos, “aliados”, no sentido da desqualificação da política. Muito interessante.

A proposta, que vai ser levada oficialmente ao governo alemão, causou um certo impacto na mídia. Primeiro, porque vai diretamente contra o que se anuncia como o novo pacto político do governo, entre a União Democrata Cristã (CDU), da Chanceler Angela Merkel, e do Partido da Liberdade e da Democracia (FDP), do novo Ministro de Relações Exteriores, Guido Westerwelle, que prevê uma desoneração de impostos e medidas que implicarão gastar menos na área social, aquelas coisas neo-liberais que massacraram a América Latina durante pelo menos 20 anos. Segundo porque, vindo de quem vem, “ricos”, vai diretamente a favor do que prega o programa do partido de esquerda, Linke, ou seja, a taxação das grandes fortunas. Durma-se com um barulho desses! Dá até para imaginar uma proclamação: “Ricos de todo o Mundo, uni-vos! Nada tendes a perder senão o vosso medo!”.

Deu a louca nos ricos: proteto com notas falsas por tributação extra (Foto: Divulgação)

Mas a repercussão não foi desfavorável, pelo menos não de todo. Numa dessas enquetes informais que se faz pela mídia, o site Welt-Online, na sua página “Finanzen”, colheu o resultado de 65% dos leitores a favor da proposta e 35% contra.

Imagine se a moda pega. O que dirão os nossos conservadores brasileiros, tão ligados em seguir as “tendências do primeiro mundo”? 

Leia também

Últimas notícias