Deputados participam do lançamento de Associação de Bairro na periferia de Peruíbe

Inauguração da sede da Associação do Movimento do Poder Popular reúne moradores e autoridades para discutir melhorias à população carente do litoral sul

População do Balneário Leão Novaes em frente a futura sede da Associação do Movimento Poder Popular

Na última sexta-feira (16) foi lançada a pedra fundamental da Associação do Movimento do Poder Popular em Peruíbe (150 km de São Paulo), litoral sul do estado. O evento contou com a presença dos deputados federal Ricardo Berzoini e estadual Luís Cláudio Marcolino, ambos do Partido dos Trabalhadores, e outras lideranças populares da região.  Cerca de 50 pessoas participaram da atividade.

O movimento, que carrega o slogan “Juntos podemos ser fortes”,  existe há mais de um ano, e conquistou o terreno a partir da doação de Ricardo Correa, diretor sindical da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do estado de São Paulo (FETEC). O espaço físico da Associação possibilita a chegada ao principal objetivo do movimento que é organizar a população do balneário Leão Novaes, comunidade carente na periferia da cidade, e também “promover a inserção social e capacitação profissional dos moradores por meio de cursos de informática, corte e costura, etc.” – afirma Euclides Marques, o Marquinho, presidente da associação. Ele diz, ainda, que “a luta do movimento é para que o povo assuma o poder. O povo tem que comandar. A população tem o poder, mas muitas vezes não sabe agir, não luta. Por isso, queremos fazer um trabalho de orientação, ensinamento, para que eles, amanhã, sejam os nossos representantes na câmara municipal e no poder público”.

O deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino lembrou que o bairro tem muitas necessidades – saneamento básico, pavimentação de vias, estrutura de saúde e de educação adequada – e observou a importância do lançamento da pedra fundamental da Associação: “uma sociedade amigos de bairro é um espaço onde a sociedade se reúne e, a partir de sua regularização, ela pode fazer uma série de reivindicações em prol da comunidade. A partir do lançamento dessa pedra fundamental e da construção do espaço, os moradores passam a ter um local onde possam se reunir e tomar as decisões de forma democrática do que fazer no bairro”.

Na mesma linha, o deputado federal Ricardo Berzoini ressaltou a importância do espaço físico da associação e lembrou a ausência do poder público à população que se encontra nas periferias da cidade. “Eu vejo a importância da referência física da sede por ser um endereço fixo em que o pessoal possa se reunir e fazer suas atividades. Lamentavelmente, o poder público, às vezes, não cuida da população que está um pouco distante do centro da cidade. A gente percebe aqui, no litoral sul, que não há uma preocupação em elevar os direitos fundamentais pra toda a população. Então a nossa preocupação é ajudar a população a se organizar, reivindicar, lutar e ocupar um espaço importante, pois a população organizada conquista direitos”.

Após o lançamento da pedra fundamental da Associação do Poder Popular, os deputados e as lideranças locais promoveram uma mesa-debate com os moradores de Peruíbe no clube União, em que se foi discutido as demandas da população do litoral e a atual situação do país.