Fazenda Ibicaba

Fazenda histórica de Limeira, Ibicaba foi a primeira a implantar o Sistema de Parceria no Brasil

Fachada da Fazenda Ibicaba (Foto divulgação)

Limeira é nacionalmente conhecida como a cidade da joia folheada, mas no decorrer de seu desenvolvimento econômico ela foi uma grande produtora de laranja e participou da história da cafeicultura brasileira. Do período de ouro do café, Limeira herdou muitas fazendas, verdadeiros museus a céu aberto, que guardam segredos do trabalho dos primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil.

A fazenda Ibicaba, do senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, primeira a cultivar café na região, também foi a primeira fazenda a trocar a mão de obra escrava pelo trabalho dos imigrantes europeus, trazidos pela empresa Vergueiro e Companhia, que os recrutava e lhes financiava a viagem. Ao chegar à fazenda, o imigrante quitava a dívida trabalhando ao menos quatro anos. Depois, passava a participar do sistema de parceria, no qual a maior parte do cultivo ficava para o fazendeiro e o restante era vendido pelo colono. No período, o local era quase independente e possuía moeda própria.

Devido à influência política do Senador Vergueiro, a fazenda recebeu gente como Dom Pedro II, a Princesa Isabel e o Conde d’Eu – durante a Guerra do Paraguai, o local era uma estação militar. Ibicaba exerceu grande influência cultural em Limeira e região. Os imigrantes usavam o arado no plantio do café, o eixo móvel nas carroças e fabricavam utensílios agrícolas. Um dos primeiros motores a vapor do Estado de São Paulo foi importado pela fazenda e está exposto no Museu de Limeira.

Detalhes da fazenda Ibicaba (Fotos de divulgação)

O descontentamento dos colonos com a parceria e com o Senador Vergueiro causou, em 1856. um levante armado em Ibicaba. A Revolta dos Parceiros, como ficou conhecida, precisou da polícia para contê-la e resultou na proibição, pelos governos da Alemanha e da Suíça, da emigração para o Brasil. Assim, a fazenda voltou a comprar escravos e tornou-se, entre 1860 e 1870, a maior produtora de café do Brasil.

Em 1895, a família Vergueiro decretou falência e, em 1890, a fazenda Ibicaba foi comprada pelos irmãos Simão e José Levy, antigos colonos, que enriqueceram como banqueiros de Limeira. Em 1948, com a criação de Cordeirópolis, a fazenda, desmembrada, passou a fazer parte da nova cidade. Em 1975, ela é dividida por processos de herança e José Theodoro Carvalhaes compra as terras e passa a ser o novo proprietário.

A Fazenda Ibicaba iniciou o turismo histórico em 1990 e, nos últimos anos, ele é voltado às escolas e grandes excursões. Os passeios monitorados permitem conhecer um pouco do período da escravidão, o ciclo do café e a imigração europeia. O conjunto arquitetônico da fazenda é composto pela sede centenária, a capela, a senzala, a tulha, os terreiros e aquedutos construídos pelos escravos, a torre do relógio com seu mirante e as máquinas antigas utilizadas na produção do café. As visitas são feitas apenas com agendamento. Mais detalhes são obtidos no site da fazenda Ibicaba.

Informações Fazenda Ibicaba:
Doutor Cássio de Freitas Levy, Km 02 – Cordeirópolis – SP
Telefone: (19) 3546-1012
e-mail: [email protected]