Jornal Brasil Atual – Itanhaém, 3ª edição

Confira na edição 3: Deu Certo/ Iluminação - Uma escuridão/ Onda Limpa - Coisa suja/ Trânsito - Corrupção?/ Economia - Um imposto para melhorar o país

Esta edição do jornal Brasil Atual – Itanhaém traz uma reportagem que lembra a primeira reforma agrária no município, quando um grupo de pessoas teve de deixar o rancho Senzala, em Mongaguá – aquela terra virou patrimônio indígena. Sem opção, o pessoal buscou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para obter uma nova área, conquistada, afinal, em 2007, no bairro da Equitação. Nascia o Projeto de Desenvolvimento Sustentável Agroecológico de Itanhaém. A luta não terminou, mas mostra que a união de todos em busca de um sonho é um ato louvável. 

Nada louvável, porém, é a ação da Sabesp na cidade, obrigada a retirar os poços de visita – manilhas de um metro de altura, que enfeiavam a orla itanhaense – e que, agora, reluta em fazer o mesmo com a rede de esgoto, que está sob a areia da praia. Feio, também, o papel da Secretaria de Trânsito que se envolveu numa fábrica de multas, descrita na página 7. Enquanto isso, no Brasil, um debate sobre o imposto a ser cobrado dos brasileiros muito ricos – 50 mil pessoas – promete pegar fogo no Congresso Nacional. Eles pagariam uma irrisória taxa para que o país pudesse atacar as mazelas da saúde e combater a miséria. Assim, ele sairia dessa batalha ecoando o brado de um slogan que retumbaria, de vez, por toda a Nação: País rico é um país sem pobreza. É isso. Boa Leitura!

Confira o jornal em PDF:

It an Ha Em 03