Jornal Brasil Atual – Catanduva, 2° edição

Confira na edição 2 - Trabalhadores rurais: O Brasil que arde/Memória: Brecha, um artista da bola/Comunicação: Rádio Brasil Atual/Alerta geral: Presídio não!/Gastronomia: P-o-r-c-o

Ritmo insano de trabalho e queimadas, duas faces tristes dos canaviais (Foto: Divulgação)

O jornal Brasil Atual mostra, nesta edição, como os trabalhadores da cana-de-açúcar vivem uma situação inusitada no Brasil, que mescla um pé no futuro – de um setor que se moderniza para competir no exterior – e outro no atraso, com um ritmo insano da jornada diária. Em média, cada pessoa anda nove quilômetros por dia, corta 12 toneladas diárias de cana, faz 17 flexões de tronco e desfere 54 golpes de facão por minuto. E, em alguns lugares, ainda madruga nos canaviais e come uma boia fria. Sem falar no cotidiano das queimadas, que ocorrem de forma desordenada e ilegal, que acabam com a umidade do ar que respiramos, conspiram a favor do aquecimento global e prejudicam a saúde da população. 

Outro assunto – infelizmente recorrente – é a mania que os governantes têm de impor aquilo que eles querem. Eles cismaram que Catanduva deve hospedar um presídio e querem impingir a cadeia goela abaixo da população. Por isso, todos estão convidados para, no dia 22 de setembro, mostrar o que pensam sobre o assunto.

Neste pequeno espaço, também, não podiam faltar os cumprimentos e o desejo de uma boa sorte à nossa irmã mais nova, a Rádio Brasil Atual, que chega para democratizar os meios de comunicação da região. Ela falará desde Pirangi, mas suas ondas alcançarão Catanduva. Então, axé, maninha. Axé!

Confira o jornal em PDF.