Catanduvense é Mestre Internacional de Xadrez

Luís Supi é Mestre Internacional em xadrez e campeão das Américas, um verdadeiro orgulho para a cidade de Catanduva (Foto de divulgação) Com apenas16 anos, o enxadrista Luís Paulo Supi […]

Luís Supi é Mestre Internacional em xadrez e campeão das Américas, um verdadeiro orgulho para a cidade de Catanduva (Foto de divulgação)

Com apenas16 anos, o enxadrista Luís Paulo Supi conquistou os títulos de Mestre da Federação Internacional (1º Nível) e de campeão das Américas. Além disso, garantiu uma norma de mestre internacional – são necessárias três para elevar o título de Mestre para o segundo nível. Agora, para garantir o título de mestre, que é eterno, o jogador precisa alcançar 2.300 pontos no ranking mundial. Atualmente, Supi representa o município com apoio da Prefeitura de Catanduva/ Smelt, São Mateus e Clube de Xadrez.

Luís Paulo Supi também é o único enxadrista do país a ser campeão das Américas, no Pan-americano de Juniores realizado em Lima, no Peru, competição que terminou no dia 30 de julho e teve a participação de quase mil enxadristas de 33 países, Supi foi o melhor brasileiro da competição. De acordo com o professor Gleison Begalli Rocha, responsável por descobrir o talento do jovem jogador, Supi está disposto a profissionalizar-se no esporte. “Por isso, ele seguirá treinando 6 horas diárias” – diz.

Supi deu os primeiros passos no xadrez no Colégio São Mateus e passou a integrar a equipe de Catanduva, representando a cidade em inúmeras competições nacionais e internacionais. Entre suas conquistas, destacam-se cinco títulos estaduais e quatro brasileiros. Ele já representou o Brasil nos Jogos Sul-americanos, Pan-americanos e no Mundial.

*Com informações da equipe de comunicação de Catanduva