Frutas lindas, cheirosas e maquiadas em Barretos

Produtores investem em máquinas que dão polimento à colheita

Fruticultores conhecem a máquina em Limeira (Foto: Rolando Salomão)

Os pequenos agricultores de Barretos se animam para comprar uma máquina de
R$ 40 mil para beneficiamento e classificação de laranja, usando financiamento do Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II. Três pessoas da Associação das Comunidades Rurais de Barretos (Ascorb) e o agrônomo Rolando Salomão, da Casa da Agricultura, visitaram no fim de maio a fábrica Barana, que produz maquinaria pós-colheita, em Limeira-SP.

Os barretenses viram o setor de montagem da máquina e souberam que ela  trabalha com outras frutas, além da laranja. A diversificação ocorre com a troca do kit das escovas de lavagem e polimento do equipamento. Outra novidade apresentada foi o aplicador de cera, acessório que ajuda na aparência da fruta, deixando-a brilhante e aumentando sua longevidade na prateleira. Com a compra das máquinas, haverá um produto de melhor qualidade, que pode ser incorporado à merenda escolar de Barretos e se abrirão novos mercados para comercialização da colheita. “A máquina realmente agrega valor à fruta” – diz Salomão.

O mote

O Programa Microbacias II promove o desenvolvimento rural sustentável em São Paulo, amplia o emprego, a renda e preserva os recursos naturais e o bem-estar da comunidade. O foco é o aumento da competitividade da agricultura familiar paulista, fortalecendo a posição dos agricultores familiares nas cadeias produtivas e reforçando sua capacidade de negociação coletiva com os operadores do mercado. Os beneficiários são as organizações de produtores rurais (associações ou cooperativas) constituídas de agricultores familiares.