Você está aqui: Página Inicial / Esportes / copa-2010 / Brasil e Alemanha firmam acordo de cooperação para Copa e Olimpíadas

Brasil e Alemanha firmam acordo de cooperação para Copa e Olimpíadas

por Lísia Gusmão publicado , última modificação 03/12/2009 19h10

Berlim - O Brasil e a Alemanha firmaram nesta quinta-feira (3) acordo de cooperação para a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O acordo prevê a ampliação e a modernização da infraestrutura brasileira, e a transferência de experiência na área de segurança pública, adquirida pela Alemanha com a realização da Copa de 2006.

“Nós vamos ensinar o que o Brasil quer aprender. É importante que haja uma cooperação entre os torcedores e a polícia”, destacou a chanceler alemã Angela Merkel em entrevista coletiva após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ela disse que os policiais de todos os países que participaram da Copa de 2006 foram à Alemanha dar apoio à segurança do evento. Segundo ela, a medida facilitou o contato com os torcedores. A chanceler alemã citou ainda a transmissão dos jogos em telões montados nas ruas das cidades que sediaram o evento, o que poderia ser feito também no Brasil.

O presidente Lula admitiu “problemas gerados por questões sociais”, mas defendeu o Brasil como sede da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Ele atribuiu à “índole extraordinária do povo brasileiro” o sucesso da Copa, mas advertiu que o resultado da partida final pode causar “um probleminha” em matéria de segurança.

“Nós temos o trauma de 1950, quando ganhamos de todo mundo, mas perdemos do Uruguai na final. Se a gente estiver em situação boa, estiver na final e perder, não sei como o torcedor vai se comportar”, brincou o presidente. 

Fonte: Agência Brasil

registrado em: