Cartola paulistano

Câmara de São Paulo concederá título de cidadão a presidente da Fifa

Vereador do PT disse que não levou em conta acusações de corrupção contra dirigente, que podem 'até ser verdade', e quis homenagear a entidade

Marcello Casal Jr. Agência Brasil

Blatter, envolvido em denúncias de corrupção, será agraciado pela Câmara Municipal a pedido de Reis

São Paulo – A Câmara Municipal de São Paulo aprovou hoje (16) a concessão do título de Cidadão Paulistano ao presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter. O autor do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 28, de 2013, vereador Paulo Batista dos Reis (PT), pretende entregar o título em 10 de junho, quando o cartola-mor do futebol mundial deverá participar de audiência pública sobre a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.

Desde 1998 à frente da Fifa, o suíço chegou a ser investigado por suspeito de participação em um esquema de corrupção envolvendo pagamento de propinas a dirigentes por parte da empresa ISL. Ele foi isentado das acusações, mas relatório interno da entidade cita os brasileiros Ricardo Teixeira (ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol) e João Havelange (ex-presidente de honra da Fifa) e o paraguaio Nicolás Leoz (ex-presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol). Os três renunciaram a seus cargos.

O vereador, que está em seu primeiro mandato, disse que não levou em conta a conduta pessoal do dirigente. “Isso tudo (as acusações de corrupção) pode até ser verdade, mas o título está mais ligado à autoridade da Fifa”, afirmou o parlamentar. “Ele é a maior autoridade do futebol mundial e achamos por bem homenageá-lo.”

Com informações do site da Câmara

Leia também

Últimas notícias