Festival

Mistura de cinema, fotografia e futebol traz diversão, nostalgia e reflexão

Mostra em cartaz até a próxima sexta (19), no Rio, é aperitivo para o festival Cinefoot, que leva histórias do esporte para as telas

O idioma da pelada tem o mesmo vocabulário em vários cantos do mundo

A mostra de fotografias CineFoot ExpoFoto, em cartaz até 19 demaio no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF-RJ), é o aquecimento para o CineFoot – Festival de Cinema de Futebol, que começa dia 23 no Rio de Janeiro. A exposição traz 118 imagens de 46 fotógrafos de vários países explorando o tema “Futebol é mais que um jogo”. Trata-se de um rico mosaico que representa a paixão, a memória, a arte, a sociedade e a política que permeiam o esporte.

O destaque da exposição é a foto intitulada Três no Tri, em que Pelé vai em direção ao fotógrafo da extinta revista Revista Manchete, Orlando Abrunhosa, e com um salto dá socos no ar para comemorar o gol contra a Tchecoslováquia, na Copa do Mundo do México, em 1970. Atrás dele, boquiabertos, estavam Tostão e Jairzinho.

Essa imagem, aliás, é tema do documentário homônimo, do jornalista Eduardo Souza Lima. Com 15 minutos de duração, o curta-metragem conta a história da foto esportiva mais publicada no mundo e de seu autor. Abrunhosa, sem tempo de ajustar o foco da câmera, clicou sem parar a comemoração do gol da virada, com a frustrante sensação de que tudo estaria desfocado e ruim.

As várias facetas do futebol

Documentário Ladie´s Turn e o ambiente do primeiro torneio de futebol no Senegal (2009)

Histórias curiosas, como a do filme Três no Tri, ouescabrosas, como o uso do esporte-bretão pelas ditaduras da América Latina, em Memórias do Chumbo: O Futebol no Tempo de Condor, fazem parte da programação da mostra competitiva de cinema CineFoot, que será realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo.

No filme Pelada, os diretores Luke Boughen e Rebekah Fregusson viajam pelo mundo para mostrar o outro lado do esporte. Ele está em campos improvisados no Irã, na África do Sul, França, Palestina, em Jerusalém ou no Brasil. Não interessa a raça, o sexo ou a classe social, o futebol que agrega é mais bonito e vai muito além do que se vê na Copa do Mundo.

Outro selecionado é o documentário Ladie‘s Turn, de Hélène Harder, sobre primeiro torneio de futebol feminino do Senegal, em 2009. O time local perdeu, mas o que importa mesmo no filme são as histórias daquelas mulheres determinadas a permanecer no jogo, mesmo que a sociedade machista as recrimine e que a pobreza torne tudo ainda mais difícil.

Em Papão de 54, Alexandre Derlam resgata a história do time formado por ex-operários da empresa Renner, campeões gaúchos invictos de 1954; Geral do Grêmio, O Filme mostra a paixão do torcedor e a amizade entre as torcidas organizadas do time de Porto Alegre.

Ao todo, foram selecionados 13 filmes para a mostra competitiva de longa-metragem, sendo cinco brasileiros e oito internacionais. Já na mostra de curtas, são 20 filmes, com 12 nacionais e oito vindos de fora. Em junho, o festival apresentará gratuitamente o CineFoot Tour 2013 em todas as cidades que receberão jogos da Copa das Confederações.

O festival é realizado desde 2010 e tem a intenção de estimular o debate e a a produção de filmes sobre futebol.

______________________________

Mostra de fotografia CineFoot ExpoFoto

Quando: até 19/5, de terça a domingo, das 12h às 19h

Onde: Centro Cultural da Justiça Federal: Avenida Rio Branco, 241, no Centro do Rio de Janeiro (RJ)

Quanto: Grátis

CineFoot – Festival de Cinema de Futebol

Rio de Janeiro

Quando: de 23 a 28/5

Onde: Espaço Itaú de Cinema Praia de Botafogo e no Centro Cultural Justiça Federal

Quanto: Grátis

São Paulo

Quando: de 6 a 11/6

Onde: Museu do Futebol (Pacaembu) e Espaço Itaú de Cinema Augusta

Quanto: Grátis

Confira a programação completa

Leia também

Últimas notícias