Iniciativa popular

Moradores de Parelheiros recebem 2ª Mostra de Teatro de Rua

Evento que ocorre de hoje (12) até domingo traz resistência cultural da região do extremo sul da capital paulista e reitera luta por uma casa de cultura no local

Teatro de Rocokóz/Divulgação

Serão quatro dias de evento com três apresentações por dia, promovidos por 10 grupos teatrais

São Paulo – O Teatro de Rocokóz, em parceria com outros noves coletivos teatrais, promovem a partir desta quarta-feira (12) a 2ª Mostra de Teatro de Rua em Parelheiros, na zona sul da capital paulista. O evento seguirá com as apresentações até domingo (15) na Praça Júlio César Campos. Segundo os organizadores, os espetáculos – que contam apenas com o apoio de artistas, comerciantes e do público – traduzem a resistência da cultura em Parelheiros.

Há oito anos, a região do extremo sul de São Paulo é sede do grupo circo-teatral Rocokóz. Uma das idealizadoras do projeto, Cileia Biaggioli analisa a oferta cultural como o caminho para a integração da população com o território, que apesar de abrigar uma população estimada em pouco mais de 139 mil habitantes, de acordo com o IBGE, não conta com nenhum equipamento cultural. 

A Mostra acontece em parceria com o IV Festival de Inverno. Ao longo dos quatro dias do evento, que terá apresentações de três peças e duas rodas de debate, a demanda por um centro cultural será relembrada por um cortejo em prol da reforma de um prédio já cedido pela administração municipal para sediar uma Casa de Cultura.

“Estamos há nove anos lutando pela reforma de um prédio destinado pela prefeitura para ser um centro cultural, mas que foi ocupado pelo Conselho Tutelar”, diz Cileia. Segundo ela, apesar de o espaço ter recebido emendas parlamentares para a reforma, o município ainda não retirou o Conselho de lá.

 Confira a programação completa: