Roda Viva

Ruy Faria, ex-MPB4, morre aos 80 anos

Cantor foi um dos fundadores de um dos mais importantes grupos brasileiros, no qual se manteve durante 40 anos, até 2004

Reprodução Facebook MPB4

Cantor, compositor e produtor musical, Ruy Faria saiu do grupo em 2004, mas continuou lançando trabalhos

São Paulo – O cantor, compositor e produtor Ruy Faria, de 80 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (11) no Rio de Janeiro. Durante 40 anos, de 1964 a 2004, ele integrou um dos mais importantes grupos brasileiros, o MPB4, do qual foi um dos fundadores. Internado há quase um mês, Ruy morreu por falência múltipla de órgãos, em consequência de uma pneumonia. O velório e enterro serão realizados hoje.

“Em meio à dor e à tristeza, pouco há para ser dito”, escreveu em rede social o MPB4, prestando solidariedade a Cynara, ex-mulher de Ruy e integrante do Quarteto em Cy, e aos filhos do cantor, João, Irene e Francisco. Cynara escreveu: “As coisas que o Ruy mais amava eram: a música, o futebol, mas antes de tudo, os seus 3 filhos”. Ruy Alexandre Faria nasceu em 31 de julho de 1937 no município fluminense de Cambuci.

“Pedimos a todos que elevem os seus pensamentos para um homem que valorizou a alegria de viver, o bom humor, a amizade e principalmente a criatividade”, afirmaram ainda a ex-mulher e os filhos.

Na formação original, Ruy fazia a primeira voz. Como escreveu o jornalista e produtor musical Rodrigo Faour, era “a voz de falsete dos primeiros 40 anos de carreira do MPB-4, que dava ao grupo vocal aquele som característico”, citando diversas gravações. “Uma figura sempre divertida e que passou muitas barras junto com seu grupo para nos brindar com um repertório engajado de grande qualidade”, acrescentou Faour.

A segunda voz era de Magro Waghabi, que morreu em 2012 – ele era também responsável pela direção musical do grupo. Depois vinham Aquiles (terceira voz) e Miltinho (quarta), agora os dois remanescentes.

Desentendimentos provocaram a saída de Ruy, que depois lançou um álbum em parceria com Carlinhos Vergueiro e em 2016 gravou CD para celebrar os 50 anos de carreira. No ano passado, engajou-se no projeto CYB4, grupo formado por Cynara e a irmã Cyva, do Quarteto em Cy, o próprio Ruy e seu filho Chico Faria.

Atualmente, completam o MPB4 Dalmo Medeiros, no lugar de Ruy, e Paulo Pauleira (ex Céu da Boca, outro grupo vocal). Neste domingo (14), o grupo tem apresentação marcada no Rio. Na próxima quinta-feira (18), em São Paulo. Na última semana de janeiro, estão previstos três shows em Niterói (RJ).

 

Assista apresentação histórica do MPB4 ao lado de Chico Buarque, interpretando Roda Viva, no 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967: 

Leia mais:

MPB4, 50 anos, lança disco de inéditas e celebra trajetória