BUSCA DE DIGNIDADE

Teatro de Visniec traz as agruras de imigrantes ante o massacre de direitos

Teatro de Contêiner Mungunzá estreia amanhã (18) em São Paulo peça ainda inédita do autor romeno Matéi Visniec, que contém relatos de casos reais de imigrantes e clandestinos fugindo de guerras, perseguições políticas e violações

reprodução you tube

Visniec: transportar o público diretamente para as frágeis embarcações que carregam a esperança de cidadãos

São Paulo – O Teatro de Contêiner Mungunzá estreia amanhã (18) às 20h peça ainda inédita no país do autor romeno Matéi Visniec. Com o título de  Migrantes, a peça traz relatos de casos reais de imigrantes e clandestinos fugindo de guerras, perseguições políticas e violações de direitos civis na busca de conquistar um lugar na Europa.

“Ao dar voz aos ‘invisíveis sociais’, Visniec escancara esse mundo individualista, de naturalização das violências e de selvageria institucionalizada”, diz a página no Facebook, que anuncia a estreia da peça – uma montagem teatral de formatura da turma 4C2 da escola de teatro Célia Helena, com direção e adaptação de José Roberto Jardim.

Migrantes procura transportar o público diretamente para as frágeis embarcações que carregam a esperança de milhões de cidadãos provenientes de países como a Síria, Iraque, Afeganistão, Líbia ou Somália e fá-lo também fisicamente no momento em que o traficante que lidera um dos botes se dirige diretamente à audiência”, escreveu a jornalista portuguesa Maria João Monteiro, quando a peça de Visniec estreou em Lisboa, em abril deste ano.

Ainda segundo a jornalista, o traficante afirma: “Têm que manter a calma, se alguém se puser de pé ou gritar é posto borda fora”, avisa, aconselhando todos os que estão a bordo a livrarem-se dos seus documentos e das suas identidades para se tornarem refugiados de guerra. “Não se vão pôr a dizer que viviam na merda e que os vossos filhos morriam de fome. Se se puserem com essa conversa, eles mandam-vos logo de volta”, diz, iniciando um discurso politicamente incorrecto que ataca, durante toda a peça, a hipocrisia da distinção entre os conceitos de “refugiado político” e “refugiado econômico”.

Um dos fatos para os quais a peça chama a atenção aconteceu neste domingo (17), quando a guarda costeira da Líbia resgatou 262 pessoas à deriva em um bote, tentando chegar à Europa.

Serviço

Local: Teatro de Contêiner Mungunzá
Endereço: R. dos Gusmões, 43 – Santa Ifigênia
Dias: 18, 19, 20 e 21 de dezembro
Horário: 20h
Entrada gratuita: Ingressos serão distribuídos 1h antes do início do espetáculo.

Texto: Matéi Visniec
Direção e Adaptação: José Roberto Jardim

Elenco:
Aline Casarin
Andrea Saba
Bettina Valentim
Cristiane Lima
Eric Luciano
Francielle Costa
Hugo Reina
Julia Terron
Júlia Bicaletto
Lays Lopes
Leôni Escobar
Letícia de Laurentis
Lígia Alonso
Luna Venarusso
Maíra Romero
Marília Palhares
Muriel Segovia
Rubia Casagrande
Simone White
Victor Arieta